Você é uma pessoa autoatualizadora? Descubra

por Elisandra Villela Gasparetto Sé

A psicologia do envelhecimento é uma disciplina que se consolidou a partir dos estudos da psicologia do desenvolvimento e da gerontologia no final dos anos 50.  Desde então, a expansão do conhecimento sobre o desenvolvimento, o envelhecimento e as diferenças individuais passaram a ser apontados como assuntos a serem abordados cientificamente.

Continua após publicidade

Foram muitas as contribuições de estudiosos para investigar o funcionamento da inteligência, a especialização cognitiva na vida adulta e na velhice, a inteligência prática, a criatividade, a aprendizagem ao longo da vida, a sabedoria, os fatores de inteligência emocional e senso de crescimento pessoal, metas de vida e muitos outros temas importantes na área da Psicologia e da Neurociência contemplando avanços teóricos e metodológicos por meio de pesquisas inovadoras, que hoje temos à disposição para estudarmos.

Um dos fatores importantes do desenvolvimento pessoal, segundo Erikson (1950) e Mc Adams (1998), dois importantes pesquisadores da área da Psicologia, é a autorrealização, o crescimento pessoal e o ajustamento psicológico. O senso de crescimento pessoal consiste na pessoa estar disposta a novas experiências, realizações das próprias potencialidades e perseguir novas metas de vida, metas de excelência pessoal. Ou seja, a pessoa procura buscar sempre a autoatualização, que é a busca de necessidades mais elevadas. O crescimento psicológico ocorre por meio do trabalho de autoatualização.

Segundo o psicólogo Abraham Maslow, natural de Nova Iorque (EUA), que frequentou a Universidade de Wisconsin e estudou a psicanálise, antropologia social e  psicologia experimental, a autoatualização é definida como o uso e a exploração plena de talentos, capacidades, potencialidades.

Pessoa autoatualizadora: perfil 

Continua após publicidade

Para o autor, as características das pessoas autoatualizadoras são:

– Possui percepção mais eficiente da realidade e relações mais satisfatórias com ela;
– Tem aceitação (de si, dos outros, da natureza);
– Possui espontaneidade, simplicidade e naturalidade;
– Concentra-se no problema ao invés de estar centrado no ego;
– Tem qualidade de desprendimento, possui necessidade de privacidade;
– Possui autonomia, independência em relação à cultura e ao meio ambiente;
– Aprecia a vida, em geral, de modo permanente;
– Realiza experiências místicas;
– Possui sentimento de parentesco com outros;
– Efetiva relações interpessoais mais profundas e intensas;
– Possui estrutura de caráter democrático;
– Faz discriminação entre os meios e os fins, entre o bem e o mal;
– Possui senso de humor filosófico e não hostil;
– Possui criatividade autoatualizadora;
– Tem resistência à aculturação: procura transcender o que é "ditado" por uma cultura específica.

A autoatualização representa um compromisso de longo prazo com o crescimento pessoal e o desenvolvimento máximo das capacidades. Envolve a escolha de problemas criativos e valiosos. Pessoas autoatualizadoras são atraídas por questões que exigem trabalhos mais criativos, mais esforço, são atraídas por problemas mais desafiadores.

Continua após publicidade

Pessoa autoatualizadora: 8 comportamentos específicos

A pessoa autoatualizadora pode apresentar alguns comportamentos específicos que as levam ao senso de crescimento pessoal ao desenvolvimento máximo de suas potencialidades, tais como:

1. Experenciar de modo pleno, intenso e desinteressado, as atividades com plena concentração e total absorção.

2. Se pensarmos na vida como um processo de escolhas, então a autoatualização significa fazer de cada escolha uma opção para o crescimento. Muitas vezes temos que escolher entre crescimento e segurança, entre progredir e regredir. Toda escolha tem seus aspectos positivos e negativos. Preferir a segurança significa optar pelo conhecido e pelo familiar, mas também significa arriscar. Escolher o crescimento é abrir-se para experiências novas e desafiadoras, mas arriscar o novo e o desconhecido.

3. Autoatualizar é tornar-se verdadeiro, existir de fato e não somente em potencial. É apender a sintonizar-se com sua própria natureza íntima. Saber decidir sozinho se gosta de determinadas comidas ou de determinado filme, independentemente das ideias ou opiniões dos outros.

4. A honestidade e o assumir a responsabilidade de seus próprios atos são elementos essenciais na autoatualização. Ao invés de posar e dar respostas calculadas para agradar outra pessoa ou dar a impressão de ser bom, Maslow pensa que as respostas devem ser procuradas na própria pessoa. Toda vez que isso é feito, entra-se em contato com o seu próprio íntimo.

5. Os primeiros quatro passos ajudam-nos a desenvolver a capacidade de melhores escolhas de vida. Aprendemos a confiar em nosso próprio julgamento e em nossos próprios instintos e a agir em termos deles. Isto pode nos conduzir a melhores tomadas de decisões ao longo da vida.

6. Autoatualização é também um processo contínuo de desenvolvimento das próprias potencialidades. Isso significa usar suas habilidades e inteligência e “trabalhar para fazer aquilo que queremos fazer”. Um grande talento ou inteligência não é o mesmo que autoatualização; muitas pessoas superdotadas não conseguem usar plenamente suas capacidades, e outras, talvez com talentos apenas médios, realizam uma extraordinária quantidade de coisas. Autoatualização não é um coisa que alguém tem ou não tem. É um processo contínuo de aprender, viver, trabalhar e relacionar-se com o mundo, e não a simples realização de algo.

7. Experiências culminantes são momentos transitórios de autoatualização, como por exemplo, os momentos plenos de felicidade. Durante tais momentos culminantes e alegres, estamos mais inteiros, mais integrados e mais conscientes de nós mesmos. Nestes momentos alegres pensamos, agimos e sentimos mais clara e acuradamente. Amamos e aceitamos uns aos outros, estamos mais livres de conflitos interiores e ansiedades e mais capazes de usar nossas energias de modo construtivo. São sentimentos diferentes que você experimenta em momentos habituais da vida.

8. Um passo além na autoatualização é reconhecer as próprias defesas e então trabalhar para abandoná-las. Precisamos nos tornar mais conscientes das maneiras pelas quais distorcemos nossa autoimagem e a do mundo exterior através da repressão, projeção e outros mecanismos de defesa.

Portanto, à medida que vamos envelhecendo, vivenciando as diversas experiências e adquirindo aprendizado, às vezes, tornamo-nos pessoas autoatualizadoras sem percebermos. Assim, compreender a própria natureza interna e agir de acordo com ela é essencial para atualizar-se.

A compreensão do seu self através de estudos e viver em harmonia com os outros e com o mundo, buscar experiências novas e enriquecedoras fornece capacidade de autoatualização. É muito bom e importante para o desenvolvimento ao longo da vida que a pessoa se inspire por crescimento pessoal sempre. Não é colocar expectativas em metas, anos e datas. É ter motivação frequentemente por novas ideias de se fazer as coisas, ter um compromisso com a sua própria vida. Isso ajuda a afastar a depressão, as frustrações e a ansiedade. Ser uma pessoa autoatualizadora é carregar o sentido de identidade. É aprender a cada dia com os significados que a vida traz.