Há algum exercício para perder a timidez?

por Eduardo Ferreira Santos

"Já fiz de tudo que se possa imaginar para perdê-la e não consigo. Fiz curso de teatro e não consegui perder essa timidez que tanto me atrapalha. Por favor me ajude."
Enviado por uma leitora

Continua após publicidade

Resposta: Muitas vezes se confunde com timidez uma característica de personalidade que é a INTROVERSÃO.

Pessoas introvertidas são voltadas muito para si mesmas e se preocupam demais com o que os outros pensam sobre elas e reagem com medo (fobia) às relações sociais.

Como se trata de um traço de personalidade, que é determinado por vários fatores como a predisposição genética, experiências da infância e o longo processo de condicionamento que surge das estruturas culturais e psicológicas, nas quais a pessoa viveu, torna-se bastante difícil o seu tratamento.

Na verdade, creio que apenas um longo e complexo conjunto de atitudes possa contribuir para a melhora desse traço.

Continua após publicidade

Imagino que uma psicoterapia cognitiva-comportamental possa ajudar bastante; além de complementar com exercícios diários e graduais de exposição pessoal e um bom relacionamento com pessoas que sejam exatamente de características contrárias (EXTROVERTIDAS) seja um dos caminhos.

Acredito, ainda, que a base dessa característica seja um sentimento de MEDO INCONSCIENTE, que deve ser descoberto e enfrentado.

Passe a acreditar mais em si mesma, arrisque-se, ouse, enfrente a vida, pois não há nada que possa machucar mais a si mesma do que ser prisioneira dessa situação.

Continua após publicidade

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um psicoterapeuta e não se caracteriza como sendo um atendimento.