Amar é… o que ajuda melhorar a cumplicidade no relacionamento?

por Arlete Gavranic

Outro dia li uma matéria falando de um casal que comemora seu aniversário de relacionamento adotando um animal. Eles já estão juntos há três anos e tem três adoções como uma forma de compromisso com o amor!

Continua após publicidade

Bonito embora me assuste pensar quando estiverem com 15 ou 20 anos de relacionamento!
 
Conheço muitos casais que escolhem "ritos" para comemorar e revalidar o compromisso de amor. Há aqueles que escolhem comemorar a data com a atitude de presentear, por exemplo, com uma joia; outros escolhem sair para jantar em um lugar novo ou em um lugar que marcou positivamente o relacionamento. Existem aqueles que marcam a data sempre se organizando para conhecer uma cidade ou um país novo. Há os que cultivam flores, plantas, ou que se comprometem a ir namorar em um novo hotel ou motel para comemorar.   

Seja qual for a possibilidade, o importante é reconhecer que existe um empenho do casal em manter esse momento como algo que pode e precisa ser renovado.  Isso se chama cumplicidade, que é a manifestação do desejo de manter vivo um compromisso de afeto.

Essas atitudes podem ser um rito de comemoração, como podem ser pequenos gestos no dia a dia dos casais que promovem a sensação de que a outra parte está atenta, cuidadosa e querendo carinhosamente agradar.  

Não estamos falando de coisas que signifiquem gasto financeiro, mas de atitudes que demonstram atenção e vontade de ver o outro bem.  

Continua após publicidade

Amar é…

Nos anos 1980 teve um lançamento mundial de álbum de figurinhas que fez muito sucesso, que era o 'Amar é…'

Com desenhos simples e afetuosos, traziam frases que sinalizavam pequenas atitudes que demonstram querer bem, um carinho especial que muitas vezes se perde no dia a dia dos relacionamentos.

Continua após publicidade

Muitos casais não se beijam, não olham o outro com atenção: será que o parceiro está com olheiras, com cara de cansado(a), cortou o cabelo ou está usando uma roupa diferente? Enfim, não prestam atenção se mudou o perfume, entre outras coisas.  Na rotina do dia a dia colocam tantas prioridades e preocupações que não dedicam uma atenção carinhosa para olhar ou para ligar ou mandar uma mensagem para saber se o outro está bem ou fazer um chamego.  

Alguns poderão dizer que a vida responsável pede foco no trabalho e na resolução de problemas, e que esses comportamentos seriam desnecessários, perda de tempo ou frescura.  Mas tenho que sinalizar que essas pequenas atitudes carinhosas funcionam como combustível afetivo para qualquer relacionamento, não estou falando de mimos excessivos, mas de atenção e um olhar que faz ambos se sentirem conectados carinhosamente.

Levar a vida a sério não significa perder a alegria e a meiguice. E essa cumplicidade carinhosa alimenta atitudes de sonhar juntos, vontade de crescer juntos, alimenta o desejo e o prazer (também sexual) de estar juntos.

Por isso, procure avaliar seu envolvimento no seu relacionamento, se observe, alimente atitudes mais atenciosas, preste atenção, dedique uma energia carinhosa e verá seu relacionamento ganhar um tom mais alegre e afetuoso.
 
Experimente!