Torne sua mente forte e gentil

por Emilce Shrividya

Vamos continuar refletindo sobre o que nos ensina a Bhagavad Gita, escritura sagrada do Yoga para conquistar a tranquilidade mental: “Paz de espírito, gentileza, silêncio, autocontrole e pureza de ser; estas são as austeridades da mente”.

Continua após publicidade

No texto anterior (veja aqui), falamos sobre como adquirir tranquilidade e fazer as pazes com a mente através das práticas do yoga, meditação e autoquestionamento, com disciplina, motivação e leveza de espírito.

Hoje vamos nos focar na segunda sabedoria que a Bhagavad Gita nos ensina: a gentileza. Talvez você se pergunte por que a gentileza é considerada uma austeridade e por que precisa de disciplina para adquiri-la.

É necessário autoesforço e vontade firme da alma para adquirir virtudes como paciência, amabilidade, compreensão e compaixão, que fazem parte da gentileza.  

Imagine uma mente sem gentileza. Ela é irritada, impaciente, estressada, nervosa, inquieta, apressada. E, devido a essa mente irritadiça, o corpo também adoece e toda sua vida se torna infeliz e sem alegria. Compreenda que a mente afeta todos os aspectos e acontecimentos de sua vida. Até seu sono e sonhos são afetados pela sua mente.

Continua após publicidade

A única maneira de se libertar dessa tendência de se irritar e se estressar é sendo gentil consigo mesmo e com os outros. Se não for gentil, amável, tolerante e compassivo com você, não conseguirá ser gentil com ninguém.

Você gostaria de passar algum tempo com uma pessoa agressiva, insensível e rude? Com certeza, nem um minuto, não é? Imagine então, agora, sua própria mente. Quais as consequências para seu corpo e sua alma, quando sua mente está irritada, inflexível, abrupta, cheia de raiva? Como você pode viver sentindo esses sentimentos dentro de você? Como pode relaxar e curtir os bons momentos da vida?

Por isso, a Filosofia do Yoga nos aconselha a desenvolver a gentileza dentro de nós para expandir isso aos outros. Precisamos nutrir a gentileza sem perder a força da mente e a leveza de espírito.  Sentir compaixão e caridade por nós mesmos.  Coragem e alegria. Bondade e firmeza. Disciplina e flexibilidade.

Continua após publicidade

Como nutrir a gentileza?

Uma das maneiras de nutrir a gentileza é cultivando o discernimento, que é o poder de discernir, de distinguir. O Yoga nos orienta a discernir entre o que é benéfico e o prazeroso.

O Upanishad, uma escritura yoga védica diz: “Tanto o benéfico quanto o prazeroso se apresentam ao ser humano. O sábio os avalia, percebe a diferença e prefere o benéfico ao prazeroso. Mas aquele que não é sábio escolhe o prazeroso em vez do benéfico”.

Assim, cultivar o discernimento do Yoga é a capacidade de perceber o que é prazeroso e gratificante por um momento, mas se torna como veneno para mente e corpo. É optar por ter uma boa qualidade de vida, escolhendo bons alimentos, não prejudicar a saúde com bebidas, cigarro, doces e comidas gordurosas em excesso, nem drogas que destroem mente e corpo.  

É desenvolver o discernimento de fazer boas escolhas na vida. Ter bons amigos, estudar e se esforçar para ter boa profissão e ser útil a si e aos outros. É ter a capacidade de perceber o que será benéfico a longo prazo tanto para o corpo como para a mente.

Para cultivarmos a gentileza, precisamos de muita força mental, pois nossos instintos são atraídos somente pelo que é gratificante e nossa mente precisa distinguir entre o que é prazeroso e benéfico.

Quando nossa mente se torna forte e gentil, ela se liberta da raiva, da inveja, do ciúme, dos desejos e apegos. Quanto mais discernimento nós adquirimos, mais nossa mente se torna amável, suave e expande essa suavidade.

Os sábios são mais moderados e gentis e percebem que a gentileza é mais benéfica que a severidade para ensinar as pessoas a melhorar e crescer espiritualmente.

Quando estamos orando, meditando ou cantando o nome de Deus, experimentamos amabilidade e doçura. Quando nossa mente se foca em Deus que habita dentro dela, ela se suaviza e sente humildade. E, humildade gera gentileza.

Repita sempre: “Eu estou com Deus. Deus está comigo”. “Deus está presente em minha vida”. “Eu sou a presença de Deus em ação”. E sinta cada dia mais essa conexão interna com o Ser interior, que é a presença de Deus em você e em sua vida.

Conte suas bênçãos diariamente. Perceba a bondade e proteção de Deus em sua vida. Reflita em quantos momentos você foi protegido na rua, no carro, no trânsito, em sua saúde, e em sua família e exclamou: “Graças a Deus, obrigado Deus”.

Cultive também o hábito de agradecer em todos os momentos de sua vida: “Obrigado Deus”. Obrigado, Senhor, obrigado por Sua compaixão. E você perceberá como a gentileza vai florescer de dentro de você e como você vai se sentir mais amável, gentil e paciente.

Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz!