Caspa: como preveni-la e tratá-la?

por Natalia Cymrot

A baixa umidade do ar, o chuveiro quente e o consumo de comida gordurosa somados ao estresse podem causar o aparecimento de descamação no couro cabeludo. É a famosa caspa. Ela recebe o nome de dermatite seborreica e conta com a participação de um fungo chamado de Pityrosporum ovale. A caspa não é um tipo de micose, mas sim uma inflamação crônica com a ação de um fungo oportunista.

Continua após publicidade

Como acontece com a acne, a maior atividade das glândulas sebáceas ocorre sob a ação dos hormônios androgênicos, por isso, o início dos sintomas da dermatite seborreica ocorre geralmente após a puberdade.

A caspa não é contagiosa, sendo necessária uma predisposição para que seja desencadeada. Ela é caracterizada por coceiras, vermelhidão, descamação e liberação de flocos de cor branca a amarelada e algumas vezes, mau cheiro na região afetada. As características da doença são a produção de oleosidade, descamação e coceira. A caspa ocorre predominantemente no couro cabeludo, mas também pode surgir na região da barba, pálpebras, sobrancelhas e nas orelhas.

A dermatite seborreica tem caráter crônico, com tendência a períodos de melhora e de piora, acometendo tanto homens quanto mulheres e é uma das principais queixas nos consultórios dermatológicos. A doença não tem cura, mas pode ser controlada. No consultório, os médicos dermatologistas indicam cremes, loções, xampus a base de antifúngicos.

Atitudes para evitar a caspa:

Continua após publicidade

– Abandone os bonés e chapéus.

– Não durma com o cabelo molhado e preso.

– Secadores devem ser utilizados com distância de 20cm do couro cabeludo.

Continua após publicidade

– Diminua a temperatura do chuveiro.

– Cremes e condicionadores, máscaras capilares só devem ser aplicados nas pontas.

– Melhore a alimentação evitando comida gordurosa.

– Consuma mais fibras e beba mais líquidos (água e sucos naturais).

– Opte por shampoos que contenham ácido salicílico, cetoconasol, ciclopirox e piritionato de zinco.

É muito importante que as pessoas não se automediquem. Quem sofre com os sintomas da dermatite seborreica deve procurar a orientação de um dermatologista, o tratamento, acompanhado por um especialista é simples e muito eficiente.

Natalia Cymrot é médica dermatologista graduada e pós-graduada pela Universidade de São Paulo.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico dermatologista e não se caracteriza como sendo um atendimento.