Protetor solar todos os dias pode? Especialista responde

por Sônia Corazza

Hoje ouvi um médico que respeito muito, de um conhecimento imenso, reafirmar que: “talvez  melhor seja não usar filtro solar todos os dias.”

Continua após publicidade

Se você o acha maluco, saiba que estou com ele em gênero, número e grau. Claro que não se pode ficar na superfície da questão e dizer que não é necessário usar filtro solar no Brasil. Isso é um verdadeiro absurdo. Mas se você não vai se expor ao sol, deve pensar duas vezes antes de aplicar um filtro solar cheio de ingredientes  potencialmente perigosos, como é o caso dos filtros químicos com potencial de desregular o sistema endócrino.

Vivo batendo nessa tecla: hoje um dos  grandes perigos que enfrentamos, como seres humanos no século XXI, é a alta exposição a substâncias potencialmente  perigosas contidas no dia a dia, inclusive nos cosméticos.

Estudo científico

O trabalho científico intitulado “Phototoxic assessment of a sunscreen formulation and its excipients: An in vivo and in vitro study” acaba de ser publicado  no "Journal of Photochemistry & Photobiology" e tem como líder de pesquisa o brasileiro Bryan Hudson Hossy, da Faculdade de Medicina  da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Continua após publicidade

Ele mostra as reações adversas que podem ser causadas na pele, decorrentes de ingredientes presentes nos filtros solares químicos, como é o caso de conservantes como parabenos. Esses efeitos fototóxicos estão sendo intensamente estudados, mas enquanto não há um posicionamento impeditivo dos órgãos sanitários regulamentadores mundiais, faça a sua parte, evitando o uso de protetores solares sem necessidade.