Mesmo casada sente-se carente?

por Eduardo Yabusaki

É importante que, de tempos em tempos, possamos avaliar como estamos em nosso relacionamento: se estamos satisfeitos com tudo que estamos vivendo, o dia a dia, a afetividade… enfim tudo que diz respeito à convivência e bem-estar do par.

Continua após publicidade

Porém isso nem sempre é fácil, pois nos deparamos com nossas dificuldades e conflitos. Ao avaliar esse panorama, podemos nos deparar com nossas carências, ou seja, faltas afetivas não preenchidas ou expectativas frustradas.

Quando acontece de nos darmos conta de que algo não vai bem e sentimos que estamos carentes, é importante avaliarmos o porquê desse sentimento. Se ele é decorrente de uma característica pessoal e intima em que tenho necessidade constante de ter os meus sentimentos supridos, por mais que haja atenção e dedicação da outra parte, ai então caracterizando um estado permanente de carência, independente do outro nutrir ou não os sentimentos e afetividade. Ou se de repente no relacionamento, por algum motivo, ambos estejam mesmo mais distantes ou menos atenciosos um com o outro, e esse sentimento de carência ser mesmo decorrente de uma falta de afeto dedicado a você e ao par, trazendo esse sentimento de carência emocional.

Carência individual: saiba como lidar:

1. Não projete no outro sentimentos negativos decorrentes de faltas que você sente, independente do quanto ele manifeste ou dedique seus sentimentos, afetos e emoções.

Continua após publicidade

2. Procure se resolver sobre sua sensação de falta ou vazio que porventura experimente, isso pode estar associado a medos, inseguranças e baixa autoestima de sua parte.

3. Não permita que sua carência a torne alguém inconveniente ou pegajosa, procure lidar com tranquilidade e clareza, para que seu par possa ajudá-la na superação dessa situação.

Se o relacionamento deixa mesmo a desejar:

Continua após publicidade

1. Avalie com o seu par se a situação é percebida da mesma forma por ele. Afinal, é importante o envolvimento de ambos para enfrentar esse distanciamento.

2. Procurem criar um clima favorável entre ambos para que possam começar a praticar um bom canal de comunicação, que será essencial para o entendimento.

3. Exponham claramente frustrações, desejos e expectativas de cada um e traçem juntos uma nova forma de convivência. Afinal, é importante terem claro que precisarão de empenho e dedicação se quiserem se acertar.

4. Frente a mais problemas e conflitos não hesitem em procura por ajuda de um profissional, vocês têm não nenhuma obrigação de resolverem sozinhos essa situação. Uma terapia de casal poderá ajudar a resolver essa situação de forma mais tranquila.