Está com preguiça? Saiba como driblá-la

por Allessandra Canuto

Quem nunca apertou o modo soneca do despertador na segunda-feira de manhã? Ou mesmo sentiu aquela vontade de arrumar uma boa desculpa para desmarcar o primeiro compromisso do dia. Pior: quem já não sentiu vontade de ir embora do trabalho logo depois do almoço por conta de um “compromisso”?

Continua após publicidade

Preguiça: um dos obstáculos mais comuns do cotidiano

Lidar com a preguiça nossa de cada dia é um dos obstáculos mais comuns que as pessoas precisam enfrentar todos os dias. Mas a solução para esse problema está ao alcance de nossas mãos.

“O homem é um animal do movimento” – *Nuno Cobra  

São muitos os conflitos que temos com esse sentimento tão típico. A verdade é que basta a gente começar a se mexer, colocando nosso corpo em movimento para a preguiça desaparecer.

Continua após publicidade

Por que sentimos preguiça?

Afinal, esta sensação do nosso organismo de querer mais descanso só acontece porque o sistema fisiológico está no modo “economia de energia”, já que ninguém avisou a ele que o final de semana (ou qualquer período de descanso) acabou.

Uma opção valiosa pode ser dar uma boa espreguiçada, esfregar as palmas das mãos uma na outra para gerar energia, dar uns tapinhas no corpo pra ele “se ligar” que está na hora de ficar alerta, bater os pés no chão pra aterrar sua energia com o planeta e voltar da órbita. Para muita gente, essas técnicas funcionam – assim como para mim. Então eu convido a todos para testar e relatar a experiência posteriormente.

Continua após publicidade

A grande lição aqui é que não adianta nada ficar se culpando de não querer acordar, se levantar e fazer as coisas, pois essas atitudes só atrasarão as realizações que você tem pela frente. Ter preguiça não é um problema, é um modo fisiológico de funcionar para regenerar nosso sistema físico e mental e, por vezes, pode funcionar. Mas não podemos ser reféns dessa sensação que, na maioria das vezes, não nos traz muitos benefícios. Vamos começar?

*Nuno Cobra – preparador físico e mental  

Fonte: Alessandra Canuto é especialista em gestão estratégica