Céu da Semana de 13 a 19 de agosto

Céu da Semana: veja as previsões astrológicas para cada um dos sete dias da semana com a tendência do que pode ser favorável ou não

Céu de domingo – Limpe suas cargas emocionais

Esvazie seu ser e conecte-se com sua criança interior: espontaneidade, prazer e alegria

O dia começa com a Lua Minguante em Câncer na Casa 5, no Céu que nos é comum no Brasil. Na astrologia, a Casa 5 está associada ao signo de Leão e governa o jeito que você lida com a criatividade, a autoexpressão, a diversão, os romances, os filhos e os talentos pessoais. A Casa 5 representa as áreas da vida onde nos expressamos com alegria e espontaneidade, buscamos o prazer e nos conectamos com nossa criança interior.

Continua após publicidade

A Lua Minguante é uma das fases da Lua e ocorre quando ela caminha para encontrar o Sol, formando um ângulo de 90 graus. É a última etapa do ciclo lunar e indica um momento de autoconsciência e energia para finalizações, preparando a chegada da Lua Nova. É um período de pausa, de interiorização e de descanso. Revisamos e reavaliamos projetos, renunciando àquilo que não cabe mais em nossas vidas. Somos convidados a esvaziar o nosso ser e limpar as cargas emocionais que dificultam a nossa evolução.

Hoje é um bom momento, portanto, para pensar no prazer e na alegria da vida. Procure meditar sobre o que você poderá fazer nos próximos dias para que na próxima Lua Nova, que começará no dia 16, quarta-feira, em Leão, que é o signo regente da Casa 5, para criar caminhos que trilhem os seus sonhos. Lembre-se que é preciso força e resiliência para ser feliz. É aquela história do “escolha a sua dificuldade”. Você terá dificuldades em qualquer que seja a trilha. A questão é que paisagem você quererá observar ao final dela. Pense sobre e aja a partir do próximo dia 16.

Céu de segunda – As ideias têm brilho

Valorize suas ideias

Lua Fora de Curso das 04h47 às 07h37 em Leão. Na Astronomia o termo “Lua Fora de Curso” determina o período em que a Lua não está fazendo nenhum aspecto com os principais planetas do sistema solar, como o Sol, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Isso significa que a Lua está transitando de um signo para outro sem interagir com as energias desses planetas. São esses planetas que ampliam ou limitam a energética lunar.

Portanto na Astrologia, durante o período de LFC, entendemos que o elemento surpresa fica mais presente na sua vida. A energética lunar é ligada à nossa emoção. E nossa emoção molda boa parte das nossas vivências. Busque relaxar nesta madrugada. Fique atento ao coração, aorta, coluna cervical, meio das costas, circulação sanguínea.

Continua após publicidade

Esta segunda-feira abre caminho para a quarta-feira. Passada a LFC, a Lua Minguante está no Signo de Leão. Nas religiões de matriz africana, com sincretismo brasileiro, a segunda-feira tem um significado especial. Diz-se que é o dia dos vitoriosos, é dia associado aos Guardiões, as energéticas que nos protegem. É comum termos preguiça na segunda-feira, ou sentirmos como um dia que nos exige mais. Procure prestar atenção nisso, passar a preparar-se para a segunda-feira como o início da sua vitória. Os dias de sábado e de domingo são importantes para o descanso, mas também para desenvolver o ócio criativo, necessário para a criação das metas do dia a dia.

A energética de Leão tem natureza ardente, preza por autoconfiança e paixão pela vida. O Sol, planeta regente do Signo, está em Leão, na casa 6, do Céu que nos é comum no Brasil. A Casa 6 é uma das doze casas astrológicas ligadas ao elemento terra e está associada ao signo de Virgem. É relacionada principalmente à saúde, trabalho, rotina diária, serviço, deveres e cuidado pessoal. A energética de Leão nos traz a oportunidade de melhorar esses assuntos, de você poder prestar atenção à sua qualidade de vida.

Caso sinta-se cansado no dia de hoje, recorra ao banho de sol e medite um pouco sob a luz deste astro tão importante, que nos aquece tão confortavelmente em dias de frio. Provavelmente a luz do Sol te ajudará a ter o vigor vitorioso, desejado por todos, em momentos de Lua Minguante.

Continua após publicidade

A tendência é que os movimentos continuem mais mentais, intelectualizados, que braçais. Lembre-se que as ideias têm brilho. São elas que iniciam absolutamente tudo que precisamos fazer. Valorize-as, escreva-as e procure externá-las nos movimentos do dia a dia.

Infelizmente, a inveja é involuntária. Trata-se de um sentimento inerente ao ser humano e muito presente quando a energética leonina é manifestada. É necessário policiar-se para não sentir inveja. É preciso saber viver os seus desejos para que este sentimento não se apodere de você. Humanize-se. Tenha consciência dos seus sentimentos e transforme-os em positividade e concretização do que você efetivamente quer. Ao invés de pensar no jardim do outro, na casa do outro, no armário do outro, crie os seus. Quando você trabalhar nisso, perceberá o quanto é difícil, mas também poderoso criar os seus próprios jardins, suas casas, seus armários e passará a não sentir inveja e sim admiração por aqueles que concretizam seus próprios sonhos.

Céu terça – Atente-se à inveja involuntária

Visto que a Lua continua minguante em Leão, na casa 6, ou na nossa chamada rotina, é importante falar da inveja.

Lembre-se que a Lua Minguante é uma das fases da Lua e ocorre quando ela caminha para encontrar o Sol, formando um ângulo de 90 graus. É a última etapa do ciclo lunar e indica um momento de autoconsciência e energia para finalizações, preparando a chegada da Lua Nova. É um período de pausa, de interiorização e de descanso. Revisamos e reavaliamos projetos, renunciando àquilo que não cabe mais em nossas vidas. Somos convidados a esvaziar o nosso ser, e limpar as cargas emocionais que dificultam a nossa evolução.

A Lua Nova chegará amanhã no dia 16, no signo de Leão, quando será tempo de brilhar. A Lua, para a astrologia, representa as emoções e os sentimentos.

A inveja involuntária, muitas vezes chamada de “inveja inconsciente” ou “inveja não intencional”, se refere a sentimentos que você pode experimentar sem estar ciente deles ou sem ter a intenção de senti-los. É um fenômeno psicológico complexo que pode surgir de maneira sutil e que pode ser difícil de reconhecer, tanto para a pessoa que sente inveja quanto para os outros ao seu redor. Aqui estão algumas considerações sobre a inveja involuntária:

1. Aspecto Inconsciente: A inveja involuntária geralmente se manifesta de forma inconsciente. A pessoa pode sentir uma sensação de desconforto, insatisfação ou descontentamento em relação a outra pessoa, suas realizações ou bens materiais, mas não reconhece esses sentimentos como inveja.

2. Comparação Social: A inveja involuntária muitas vezes surge de comparações sociais. Quando nos comparamos com os outros, especialmente em áreas em que desejamos ter sucesso ou reconhecimento, pode surgir uma sensação de inadequação ou inveja.

3. Autoconsciência Limitada: Nem sempre estamos conscientes de nossos sentimentos mais profundos. A inveja involuntária pode estar ligada a questões de autoestima, insegurança e autoconceito, e esses sentimentos podem ser difíceis de reconhecer ou admitir.

4. Impacto nas Relações: A inveja involuntária pode afetar as relações interpessoais, mesmo que a pessoa que a sente não esteja ciente disso. Pode resultar em ressentimento, tensões não explicadas e distanciamento, prejudicando as conexões pessoais. Procure admirar mais e tensionar menos.

5. Autoexploração: Reconhecer e lidar com a inveja involuntária requer autoexploração e autoconsciência. É importante estar disposto a examinar sentimentos e padrões de pensamento internos para identificar as origens da inveja.

6. Cultivo da Gratidão: Cultivar a gratidão pode ajudar a diminuir os sentimentos de inveja. Ao focar no que se tem e nas realizações pessoais, é possível reduzir a tendência de comparação constante com os outros.

7. Autoaceitação: Trabalhar na construção da autoestima e da autoaceitação pode ajudar a reduzir sentimentos de inveja. Quanto mais uma pessoa se sente satisfeita e realizada consigo mesma, menos propensa ela será a sentir inveja dos outros.

8. Apoio Profissional: Em casos mais profundos, onde a inveja inconsciente está causando angústia significativa, pode ser útil buscar o apoio de um terapeuta ou profissional de saúde mental para explorar esses sentimentos e aprender a lidar com eles de maneira saudável.

É importante lembrar que a inveja é uma emoção humana comum e que todos podem experimentá-la em algum momento. Reconhecer e lidar com esses sentimentos de maneira construtiva é parte do crescimento pessoal e do desenvolvimento emocional.

Céu de quarta – Procure reinar e servir

O dia começa com Lua Nova em Leão às 06h38 e termina com a migração deste satélite para o signo de Virgem às 20h14. O movimento vem acompanhado de uma extensa Lua Fora de Curso em Virgem das 06h39 às 20h15. É importante trabalhar com discrição e silêncio no dia de hoje.

Na Astronomia o termo “Lua Fora de Curso” determina o período em que o Satélite não está fazendo nenhum aspecto com os principais planetas do sistema solar, como o Sol, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Isso significa que a Lua está transitando de um signo para outro sem interagir com as energias desses planetas. São esses planetas que ampliam ou limitam a energética lunar.

Portanto na Astrologia, durante o período de LFC, entendemos que o elemento surpresa fica mais presente na sua vida. A energética lunar é ligada à nossa emoção. E nossa emoção molda boa parte das nossas vivências. Busque trabalhos manuais, reservados, solitários, se possível. Fique atento ao Intestino delgado, duodeno, baço, produção de enzimas, pâncreas, vesícula.

 A Lua Nova é uma fase lunar significativa na Astrologia, marcando o início de um novo ciclo lunar. Ela ocorre quando o Sol e a Lua estão alinhados no mesmo grau do zodíaco, o que resulta na Lua aparecendo completamente escura no céu, já que a parte iluminada está voltada para longe da Terra. A Lua Nova é frequentemente associada a oportunidades de renovação, definição de intenções e início de novos projetos.

O Sol, planeta regente do signo de Leão, começa a sua trajetória pela Casa 7. A casa 7 é uma das doze casas astrológicas. É conhecida como a “Casa do Casamento e das Parcerias” e está associada aos relacionamentos íntimos, sociais e profissionais.

Leão e Virgem são os últimos signos do zodíaco chamados de pessoais. No signo de Leão buscamos o nosso lugar ao sol, no signo de Virgem aprimoramos a obra. Enquanto Leão é o quinto signo do zodíaco, Virgem é o sexto signo. É regido pelo planeta Mercúrio. É um signo do elemento terra, o que confere a esta energética o fomento a características práticas, analíticas e atentas aos detalhes. As qualidades mais comuns ao signo de Virgem são a modéstia e o senso de serviço.

A quarta-feira é frequentemente associada ao orixá Xangô na religião de matriz africana conhecida como candomblé. Xangô é uma das principais divindades da religião, sendo reverenciado por sua ligação com a justiça, o poder, a autoridade e o controle. Ele é considerado um dos orixás mais poderosos e é sincretizado com São Jerônimo na tradição católica.

O sincretismo religioso permitiu que as religiões de matriz africana sobrevivessem e se adaptassem em um ambiente hostil, ao mesmo tempo em que preservavam suas crenças e tradições. É uma prática complexa que reflete as complexidades históricas e culturais da diáspora africana e sua interação com o catolicismo e outras religiões dominantes.

No caso de Xangô, ele é frequentemente sincretizado com São Jerônimo na tradição católica. São Jerônimo é um santo conhecido por sua tradução da Bíblia para o latim (a Vulgata), o que o conecta simbolicamente à sabedoria e ao estudo das leis divinas. Xangô compartilha algumas características com São Jerônimo, como justiça, julgamento, sabedoria e conhecimento. Por causa dessas semelhanças, Xangô é frequentemente associado a São Jerônimo no sincretismo.

Nas histórias e mitos associados a Xangô, ele é frequentemente retratado como um rei ou chefe de sua terra natal, a cidade de Oyó, na Nigéria. Ele é conhecido por sua justiça rigorosa e sabedoria em tomar decisões. Sua mitologia inclui muitas narrativas sobre seus julgamentos e seu papel como líder político e espiritual.

O signo de Leão é frequentemente associado à realeza, pelo próprio animal ser chamado de Rei das Selvas. O leão é frequentemente chamado de “rei das selvas” devido à sua imponência, força, majestade e posição dominante na cadeia alimentar em seu habitat natural. Embora a expressão “selvas” possa ser um pouco imprecisa, uma vez que os leões geralmente habitam savanas, áreas abertas e regiões de vegetação mais esparsa do que florestas densas, a ideia de “rei das selvas” permanece como uma metáfora poderosa.

Na Astrologia, por conta da transição considerada evolutiva, é possível considerar que o melhor rei é aquele que melhor serve a seu povo. A transição da sobrevivência, ou da busca do lugar ao sol, para a liderança, pode tornar-nos egoístas e até simplórios. A vaidade da realeza, por vezes, nos faz ingênuos, ou tolos, por falta de conhecimento. Subimos no pedestal e ali ficamos. A energética de Leão nos oportuniza a realeza, mas para a sua manutenção, é necessário agarrar-se à humildade e sabedoria virginianas.

Virgem é um símbolo de bom serviço. Procure reinar e servir. Faça por você e faça pelo outro. É bem difícil fazer por todos. Então procure trabalhar com humildade e discrição no seu entorno, nos grupos que você conhece, acompanhando a transição lunar em equilíbrio com o que a natureza sinaliza, através da astrologia. A tendência é que venham bons contatos e bons reinados. Tem lugar para todo mundo. É só conhecer e escolher bem o seu.

Céu de quinta – Pense positivo e siga em frente nos negócios

Marte está posicionado atualmente na cúspide entre as Casas 7 e 8 e vibra no signo de Virgem, no Céu que nos é comum no Brasil, colado ao Sol Natal. Marte é um dos planetas mais importantes na astrologia. É conhecido como o planeta da ação, energia, assertividade e paixão. Marte representa a forma como lidamos com nossos desejos e enfrentamos os desafios na vida. Marte é o planeta regente dos signos de Áries e Escorpião.

A Casa 8 na astrologia é uma das doze casas astrológicas e está associada a várias áreas da vida, incluindo transformação, morte e renascimento, sexualidade, recursos compartilhados, heranças, psicologia profunda, mistério e poder. A Casa 8 é uma das casas de água, o que a torna especialmente relacionada com questões emocionais e psicológicas.

Questões espirituais e filosofias ocultas também podem estar relacionadas à Casa 8. É possível que nesta Lua Nova você se sinta atraído por práticas espirituais menos convencionais ou passe a ter uma profunda curiosidade sobre o desconhecido.

A Casa 8 é a casa do signo de Escorpião. Por isso, por Marte começar a sua trajetória pela Casa 8, no Céu que nos é comum no Brasil, as questões relacionadas a Escorpião ficarão mais significativas. É uma energética também intimamente ligada a investimentos bancários.

Esteja atento às oportunidades de acordos, lucros inesperados. Pense positivo e siga em frente nos negócios. Marte faz bom ângulo com as casas 3 e 4 no céu que nos é comum no Brasil. A tendência que os negócios relacionados a transporte, comunicação e estruturas em geral sejam pontos de investimento e lucro nos próximos dias.

Mas procure também perceber os detalhes. Lembre-se que estamos em um período em que a energética do lucro está no entorno. Perceba o bom negócio. O que é bom para você pode ser bom para o outro também e, para que isso seja possível, é necessário ser bom negociante. Um bom acordo é melhor que uma boa briga.

Céu de sexta – Idolatria, dogma, decepção ou trauma pode ser solucionado

Mercúrio, planeta regente do signo de Virgem e de Gêmeos, também está na casa 7, vibrando em Virgem. Mercúrio é um dos planetas mais importantes na astrologia e tem um papel significativo no Céu do momento. É conhecido como o planeta da comunicação, da mente, do intelecto e da expressão verbal. Mercúrio governa como nos comunicamos e processamos informações; estimula a inteligência e o comércio.

A posição de Mercúrio, no Céu que nos é comum no Brasil, tende a atualizar a forma como você processa informações e expressa suas ideias, tornando-as mais práticas e eficientes. É interessante que você procure por pessoas assim neste momento, que lhe ajudem a ser menos reclamão e mais ativo. A tendência é que apareçam e que lhe fortifiquem. A energética das parcerias é importante para o momento vivido por todos nós. As associações devem ser procuradas e preservadas. Os interesses devem ser unidos e fortalecidos para o crescimento dos envolvidos.

O posicionamento, do Nodo Norte na Casa 3 em trânsito, no Céu que nos é comum no Brasil, indica a oportunidade de solucionar possíveis traumas, decepções, por ter sido excessivamente crédulo quanto a um dogma ou com relação a alguém que você admirou, entendeu por mestre, ao longo de sua vida.

Na astrologia, a casa 3 é uma das doze casas astrológicas e está associada ao signo de Gêmeos. Governa a comunicação, o pensamento, a aprendizagem, a troca de informações, os irmãos, o ambiente imediato, a mente consciente e as habilidades mentais. A casa 3 representa como uma pessoa se expressa e interage com o mundo ao seu redor, especialmente em sua esfera social próxima.

O Nodo Norte não é um corpo celeste, mas sim um ponto matemático de referência. É simbolizado por um “☊” na representação gráfica do mapa natal.

Na astrologia cármica e evolutiva, o Nodo Norte é considerado significativo porque é associado com a evolução da alma e os objetivos a serem alcançados durante a vida atual. Ele representa os desafios e lições que uma pessoa deve enfrentar para crescer espiritualmente e superar padrões e comportamentos do passado (representados pelo Nodo Sul).

O Nodo Norte em trânsito veio em Touro até o dia 18 de Julho, quando iniciou a sua jornada por Áries. Quando falamos em Nodos, é interessante olhar para trás na agenda e notar se existiu alguma mudança significante na sua vida nos últimos dias que tenha oportunizado a maior clareza, ou com maior firmeza de proposito. Às vezes, as lições são duras, mas necessárias para nossa evolução e prosperidade. Esteja atento às mudanças sentimentais recentes. Elas provavelmente serão a motivação das mudanças que você irá movimentar por todo o semestre.

O Nodo Norte estará em Áries até o final do ano 2023.

Céu de sábado – Confie no poder da gentileza

Seja educada(o) e gentil e coisas mágicas poderão acontecer

Lua Fora de Curso das 05h52 às 08h55 em Libra. Na Astronomia o termo “Lua Fora de Curso” determina o período em que o Satélite não está fazendo nenhum aspecto com os principais planetas do sistema solar, como o Sol, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Isso significa que a Lua está transitando de um signo para outro sem interagir com as energias desses planetas. São esses planetas que ampliam ou limitam a energética lunar.

Portanto na Astrologia, durante o período de LFC, entendemos que o elemento surpresa fica mais presente na sua vida. A energética lunar é ligada à nossa emoção. E nossa emoção molda boa parte das nossas vivências. Busque trabalhos manuais, reservados, solitários, se possível. Fique atento ao Rins, ureter, bexiga, veias, pele, sistema endócrino, parte inferior das costas (lombar), glândulas adrenais.

É um signo do elemento ar e é regido pelo planeta Vênus. Libra é conhecido por suas qualidades diplomáticas, harmoniosas e sociais, e é simbolizado pelas balanças, representando o equilíbrio, a justiça e a busca pela harmonia.

A Lua Nova nos impõe a energética dos recomeços. Isso não quer dizer que você vá desfazer tudo que existia antes. Terminar parcerias, mudar de amigos… Não necessariamente. As associações, parcerias, casamentos, para que tenham vida longa, mudam as dinâmicas com o decorrer do tempo. A mudança vem porque os parceiros sofrem as mais diversas experiências nas diferentes etapas da vida e, por isso, não conseguem ter as mesmas reações e expressões de quando você os conheceu. As experiências vividas tendem a mudar os mais inteligentes. Chama-se evolução.

Procure olhar para você mesmo e perceber se você gosta das mesmas coisas que apreciava há 7 anos atrás. É provável que muita coisa tenha mudado na sua vida nesses últimos anos. É provável que você tenha mudado as suas reações e expressões e que seja uma pessoa muito diferente do que era antigamente. E por isso, é preciso que a dinâmica dos seus relacionamentos mude também, para que sobrevivam harmoniosamente, de acordo com o tempo e natureza. É preciso dar espaço para as novas pessoas, que se encontram nos mesmos corpos e que ainda se gostam, mas de formas diferentes, encontrem-se novamente.

Vênus encontra-se retrogrado em Leão, na cúspide das casas 6 e 7, no Céu que nos é comum no Brasil. Essa posição tende a amplificar o desejo por reconhecimento, expressão criativa e a atração pelo glamour, na rotina do dia a dia e nos relacionamentos. Você e os outros provavelmente buscarão ser notados e apreciados pelo charme, autoconfiança e estilo pessoal. Todos estaremos mais expressivos em suas demonstrações de afeto. A abordagem teatral provavelmente será frequente nas interações sociais. A generosidade e a disposição de gastar tempo e recursos em atividades prazerosas são características marcantes dessa posição.

É necessário dar espaço para a criatividade e a novidade que todos estão dispostos a ampliar e expressar. Tenha paciência em reconhecer a sua expansão e a do outro. Abra caminho para quem passa. A boa educação e a simpatia são defesas incríveis contra a agressividade e o egoísmo. Seja educado e gentil e coisas mágicas poderão acontecer. O que era difícil torna-se fácil e agregador. Confie no poder da gentileza.

Tenha uma ótima semana!

Carolina Vogel dá consultas worldwide via Zoom e Skype. Fluente em Inglês, realizou as mais diferentes formações em Astrologia e Tarot. É adepta ao Mindfulness. Coordena encontros de Astrologia, semanalmente. Iniciou recentemente o canal @vida_astrologica no Instagram.