Você sabe escolher os cosméticos adequados para o seu pet?

por Sonia Corazza  

Cães e gatos ganham cada vez mais espaço na vida cotidiana, preenchendo seus proprietários com carinho e amor incondicional.  Mas será que você sabe escolher os cosméticos adequados para cuidar dos seus amigos peludos?

Continua após publicidade

Não é possível usar um shampoo formulado para seres humanos nesses animais, pois muitos ingredientes e concentração dos mesmos, dentro das fórmulas, podem trazer danos à saúde deles.

Veja como pele e pelos dos pets são diferentes da nossa pele, pelos e cabelos:

O pH da pele humana é inferior ao pH da pele de cães e gatos. Os pets possuem maior área superficial de pele, mais folículos pilosos, que diferentemente dos seres humanos, são  compostos de  5 a 20 pelos secundários para cada pelo primário.

Mas as divergências ainda não chegaram ao fim!

Continua após publicidade

A epiderme de cães e gatos é muito mais fina que a humana e o potencial de sensibilização é mais alto. Isso mostra que um shampoo que deixa seus cabelos lindos, pode ser altamente irritante para seu animalzinho de estimação.

As glândulas sebáceas e sudoríparas desses animais domésticos são diferentes e trabalham de outra maneira. Sabe o que isso significa? Que a sujeira é bem distinta da impureza eliminada pela pele e cabelos humanos. E para completar, os animais domésticos são verdadeiras  “cidades” ambulantes de micróbios, principalmente  *bactérias gram negativas.

Com tudo isso, ficou claro que é fundamental escolher produtos específicos para nossos amigos de quatro patas, buscando fórmulas concebidas e produzidas para eles, por empresas idôneas.   

Continua após publicidade

Só assim vamos contribuir para o bem-estar e saúde desses seres tão queridos.

* As bactérias são divididas em duas categorias, gram positivas e gram negativas, segundo o tipo de reação com antibióticos. É um tipo de classificação.