O que pensamos se volta para nós sob a forma de sentimento

por Emilce Shrividya

Se você pudesse perceber sua dinâmica mental, a mais importante seria a que relaciona seus pensamentos com suas emoções e sentimentos.

Continua após publicidade

Nossa mente pensa constantemente. Ela questiona, duvida, relembra fatos passados ou pensa em acontecimentos futuros a todo instante. Como fazemos isso o dia inteiro, é fácil não perceber que estamos pensando.

É como se o pensamento se tornasse invisível. Não temos consciência de que esquecer o que pensamos pode nos causar sérios problemas internos como conflitos, estresse, medo, irritação, infelicidade.

Geralmente, queremos que os acontecimentos, pessoas e coisas sejam como desejamos, e quando não são como desejamos, nós lutamos, não aceitamos e sofremos.

Por exemplo, todos nós desejamos uma vida plena de amor e prosperidade. Mas, em vez de esperar ser amados ou receber amor, temos que fazer nosso esforço inicial de doar amor, fazer caridade, ajudar, perdoar e ter atitudes generosas e bondosas.

Continua após publicidade

O que pensamos se volta para nós, sob a forma de sentimento. Há uma relação íntima entre os dois. Para experimentar um sentimento, primeiro temos que produzir o pensamento que é responsável por tal sentimento e também emoção.

Tente sentir-se irritado, ou estressado, sem ter tido pensamentos de raiva ou estressantes. Tente se sentir triste, deprimido ou ciumento, sem ter pensamentos tristes ou ciumentos. Perceba que não conseguirá. É impossível. Você só pode sentir o que pensa.

A infelicidade, a depressão, a tristeza, não existem por elas mesmas. São sentimentos que acompanham o pensamento negativo sobre si mesmo, sobre a vida, sobre os acontecimentos. Na ausência de tais pensamentos negativos, não existe a inveja, a frustração, o estresse, a insatisfação.

Continua após publicidade

Da mesma maneira, experimente sentir-se contente e feliz, sem ter tido pensamentos alegres e calmos. Tente se sentir realizado e satisfeito, sem ter pensamentos de gratidão. Perceba que não é possível. Conscientize-se que sem ter bons pensamentos, os sentimentos de alegria e a realização não surgirão.

Ao refletir sobre isso agora, leve isso para sua vida. Da próxima vez que se sentir nervoso, deprimido, pessimista, estressado, verifique, imediatamente, seu pensamento. Observe que, com certeza, será um pensamento negativo. Que isso sirva de um alerta para colocá-lo de volta no caminho dos pensamentos positivos.

Para conseguir isso, é necessário prática para conquistar o autodomínio e equilíbrio mental e emocional. Torne-se determinado a escolher pensar o que é bom para você e para os outros.

Fique mais atento para observar quando saiu dos trilhos dos bons sentimentos e está se encaminhado para os conflitos internos, magoas e irritação. Faça um esforço para retornar à mente pacífica e amável.

Observe como os pensamentos estão ligados à respiração, e quando têm pensamentos negativos, a respiração fica ofegante, o ritmo cardíaco se acelera, e perde a mente clara e o discernimento.

Contemple o terceiro verso dos Oito Versos para o Treinamento da Mente:

"Que eu aprenda, em todas as ações, a perscrutar a mente.
Para que, tão logo surja uma emoção perturbadora.
Que traga a mim e ao outro, algum sofrimento.
Que eu a enfrente com firmeza, afastando-a".

Assimile esse sábio ensinamento e coloque-o em prática. Decida fazer isso. Pode quem pensa que pode. Você pode observar as emoções negativas assim que surgirem e afastá-las. Sinta-se determinado a vencer a mente negativa, com paciência e resolução firme.

Para você saber qual é seu estado interior os seus sentimentos são como um barômetro. Se você estiver infeliz, ressentido, desanimado, frustrado, irritado, perceba que sua experiência de vida não é agradável. E, que é necessário aliviar e abrandar seus pensamentos. Faça um ajuste mental.

Se você ficar apenas analisando seus sentimentos negativos, eles vão aumentar em vez de diminuir. Reconheça o motivo pelo qual você está se sentindo aborrecido, triste, raivoso. Ao fazer isso, perceba que está brigando com a vida. E, que não adianta levar a vida demasiada a sério, com perfeccionismo ou sentimentos de cobrança e culpa. Isso apenas desgasta e gera sofrimentos inúteis.

Note quando você está muito sério, por estar preocupado com o horário, tenso para não chegar cinco minutos atrasado, por ficar preso no trânsito, esperar em filas, por ter ficado aborrecido por ter quebrado um prato ou queimado uma comida. Ou por outra pessoa ter feito algo que não gostasse. Entenda que, muitas vezes, você tem de aceitar que as coisas acontecem de maneira diferente de suas expectativas.

Um dos passos para deixar de sofrer é perceber a raiz da tensão e que ela foi criada por sua própria mente, por sua imaginação negativa e não aceitação da vida.

Liberte-se de suas expectativas ansiosas. Pare de tentar controlar a vida e os outros. Aceite a vida como ela é no momento presente. Perceba como ao mudar sua atitude, sua vida se tornará mais leve e divertida.

Tenha pensamentos positivos, confiantes e alegres para ter bons sentimentos. Respire. Relaxe. Ouça músicas que lhe acalmem e elevem. Dedique um tempo para fazer relaxamento e entrar em níveis tranquilos.

Quando você sentir falta de amor em sua vida, olhe para sua mente e seu coração. Será que você poderia ser uma fonte de amor e ajudar mais aos outros?

Você poderia deixar florescer pensamentos de amor por você mesmo e pelas outras pessoas?

Como você poderia por esse amor em ação, em suas atitudes, atos altruísticos e de boa vontade?

Abra seu coração para a possibilidade de ser uma fonte de amor e não apenas um receptáculo. Em vez de se sentir carente e com falta de amor, ame mais. Descubra que sua vida é plena de amor e que o amor é sua própria recompensa.

Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz!