Banho é uma terapia de múltiplas funções

por Sonia Corazza

Nenhuma terapia é mais amplifuncional do que o banho. É bom pra tudo. Se você está cansado, toma um banho para relaxar. Se estiver desanimado, toma um banho para estimular. Se estiver com febre, toma um banho para refrescar, se está com frio, toma um banho para esquentar. Brigou com o seu par? Convide-o para tomar um banho e fazer as pazes.

Continua após publicidade

Muitas pessoas têm me perguntado que tipo de sabonete é melhor para a pele, pois não sabem como escolher entre as diversas opções existentes. Lembro-me de um livreto de poemas que o Jorge Mautner escreveu, chamado Memórias do sabonete, mas a nossa conversa é mais técnica e prática.

De forma geral, os produtos formulados para limpeza diária do corpo se apresentam em formas físicas distintas:

Sólidos: como barras
Líquidos: apresentados em frascos plásticos
Emulsões: como loções destinadas a casos especiais, para peles sensibilizadas, queimadas ou em processos pós-cirúrgicos.

Deixe-me explicar a relação entre o pH da pele e o pH do produto:

Continua após publicidade

Para uma limpeza mais suave da pele

Se a gente deseja suavidade na limpeza, devemos optar por formulações com pH na faixa entre 5,5 e 7,0 onde se encontram os sabonetes líquidos e cremosos, contendo tensoativos sintéticos, como as espumas de banho e os shower géis. Uma boa opção é o Nívea Bath Care.

Para uma limpeza profunda da pele

Continua após publicidade

Os sabonetes em barra são formulados com uma composição graxa que foi saponificada com soda cáustica e enriquecida com glicerina e outros compostos emolientes, sendo alcalinos e estando numa faixa de pH entre 9,00 e 10,5. Esta base é denominada Sabão de Marselha.

Nesta altura, você deve imaginar que tomar banho com um sabonete em barra pode afetar a sua pele, não? De forma geral, tais produtos tendem a ressecar mais a pele, removendo o manto protetor, mas nosso organismo dispara um mecanismo de defesa que repõem as substâncias protetoras em aproximadamente 30 minutos após a lavagem, restaurando a condição de equilíbrio.

Além disso, os sabonetes em barra se apresentam em versões cada vez mais sofisticadas, com agentes sobreengordurantes que amenizam o efeito negativo da lavagem. E é incontestável que o poder de limpeza proporcionado por tais produtos é ótimo. Você encontra boas opções na inglesa Lush , como o Demon in the dark (Demônio no escuro, sugestivo, não?) e o Sea vegetable.

No mercado europeu existe uma variante do sabonete em barra, denominado sabonete combar, formulado com uma combinação da base Marselha e tensoativos sintéticos, atingindo uma faixa de pH mais reduzida, pH entre 8,0 e 8,5.

Finalmente as formulações em forma de emulsões nada mais são do que formas cremosas onde se adiciona um tensoativo sintético, podendo trabalhar na faixa da neutralidade, com pH em torno de 7,0. São cremes ligeiramente espumógenos que removem as impurezas com extrema suavidade. A marca alemã Eucerin é a campeã em qualidade.