Qual é o tempo ideal do sexo? Estudos indicam

por Sandra Vasques

Sexo: prato pra um, ou dá pra dividir?

Continua após publicidade

Se você quer se divertir só, o que importa é se o sexo vai ser bom pra você. O grande problema é quando você tem companhia e continua a se importar apenas com seu próprio prazer. E esta é uma reclamação frequente dos parceiros, em especial das mulheres.

Não conseguir sentir prazer, ou pior, não ter tempo nem de se excitar, enquanto assiste seu par se deliciando com um belo orgasmo. Mas, pode ser que o parceiro se importe sim! E apenas não saiba que não está agradando, que não está conseguindo ser uma boa dupla para que os dois saiam satisfeitos nesse jogo.

Houve um tempo em que o orgasmo feminino não importava. O sexo para as mulheres era só para a procriação. Prazer, só mesmo para os homens. Aliás, em muitos lugares do mundo ainda é assim, infelizmente. Mas aqui, em nossa cultura, as mulheres já conquistaram esse direito. No entanto, os reflexos do machismo ainda se fazem sentir, exigindo tanto de mulheres, como de homens muita atenção e ação para fazer valer essa conquista. Homens que não se importam com o prazer feminino, ou desconhecem como contribuir para que ele aconteça, devem ser ensinados, devem procurar aprender. E não é natural se não acharem isso importante. Mulheres precisam compreender que é natural que elas tenham prazer sexual sozinhas ou acompanhadas. Se isso não acontece, existe um porquê e devem buscar informações e apoio para mudar essa situação.

Nem sempre o desencontro no sexo é responsabilidade apenas do parceiro. A falta de comunicação é muito frequente entre os casais quando se trata de sexo. Seja por medo de começar uma conversa e não saber como vão ser interpretados, vergonha e insegurança. Seja por não saber que, na maior parte das vezes, pequenas mudanças na maneira de lidar um com o outro, já basta para mudar o resultado.

Continua após publicidade

Reflexo da falta de informações sobre o funcionamento do próprio corpo e de seu par. É natural que no início do relacionamento haja uma certa falta de sintonia. Afinal é preciso ter intimidade, conhecer o que cada um prefere, ajustar o tempo que cada um precisa para ter prazer. Mas aos poucos, com a observação um do outro e com um bocado de conversa, é natural que o sexo fique cada vez melhor. 

Tempo ideal para o sexo 

E para um começo de conversa…

Continua após publicidade

1 –  Estudo, realizado por pesquisadores da Universidade Penn State, no Estado americano da Pensilvânia, publicado no Journal of Sexual Medicine, em 2008, discutiu sobre o tempo ideal do sexo, revelou que:

– Relações que duram entre 1 e 2 minutos são consideradas muito curtas;     
– entre 3 e 7 minutos, ele é considerado “adequado”;
– entre 7 e 13 minutos é o “desejável”, e
– entre 10 e 30 minutos, “muito longo”.

2 – Estudo, (A multinational population survey of intravaginal ejaculation latency time) feito em 2005, na Universidade de Utrecht em 5 países, verificou que o tempo que demora desde a penetração do pênis até a ejaculação foi em média  5,4 minutos. O tempo da ejaculação a ser considerado precoce para efeito de pesquisas foi fixado em um minuto ou menos, depois da penetração.

3 – Uma pesquisa publicada em 2004 no Journal of Sex Research, com 152 casais, revelou que as mulheres acham 18 minutos o tempo ideal da preliminar.

4 – Outro estudo, realizado por pesquisadores da Universidade de Kentucky, nos Estados Unidos, "Penis Perception Study", que, em tradução livre, quer dizer "Estudo da Percepção do Pênis", se propôs a descobrir alguns detalhes da duração de uma relação sexual. A pesquisa investigou quanto tempo, em média, dura o sexo, e quanto homens e mulheres gostariam que na realidade durasse. Ambos deram a mesma resposta: gastam cerca de 10 minutos.  Mas, nem homens e nem mulheres estão plenamente satisfeitos. Eles prolongariam a relação para 20 minutos, e elas para um período entre 15 e 20 minutos ou mais.

5 – Sabemos que o homem, do ponto de vista biológico, tem seu corpo pronto para o ato sexual em até 3 minutos. O corpo da mulher precisa de mais ou menos 3 vezes mais que isso.

Juntando todas essas informações, fica claro que uma transa, para ser boa, precisa do investimento de 20 a 30 minutos do tempo do casal. Não dá pra pensar que os 5,4 minutos de penetração bastem. As preliminares são essenciais. Homens e mulheres são diferentes, e para conseguirem sintonia precisarão conhecer a si e também o que estimula, motiva e interessa o outro. Aqui, o prazer do casal só é possível quando o Prato der pra dividir.