Não há suicídio por razões externas

por Tatiana Ades

A série 13 Reasons Why, aclamada pelo mundo, gerou uma série de discussões acerca do suicídio.

Continua após publicidade

Precisamos falar sempre sobre o suicídio e quebrar o tabu do mesmo, até para que seja evitado.

O primeiro ponto que acho importante ressaltar: na série o bullying é fator primordial para o ato, mas precisamos lembrar que, muitos jovens que passam pela mesma situação, não irão cometer suicídio.

Então, é importante percebermos: a pessoa que comete tal ato, já tem alguma doença mental ou comportamental e os fatores externos serão gatilhos para o ato de retirar a própria vida.

Não há suicídio por razões externas, sejam 13, 23 ou 103 motivos, se a personagem Hananh da série estivesse bem emocionalmente, não chegaria a esse ponto.

Continua após publicidade

Muitos jovens entre 15 e 29 anos têm cometido suicídio por causa de transtornos mentais e de personalidade, entre eles o transtorno bipolar, borderline, esquizofrenia, abuso de drogas e outros.

É preciso descobrir as 13 razões sobre o porquê do suicídio dentro da personagem, fazendo uma viagem inversa, no interior dela, em todo o seu universo psicológico reagindo a um universo externo e os limites para suportar esses gatilhos.

É importante que façamos sempre essa reflexão conosco, com nossos filhos e amigos.

Continua após publicidade

Converse sobre o bullying, sobre o suicídio (não faça deste um tabu), observe se há algum comportamento diferenciado, encaminhe à terapia se perceber que seu filho fica muito isolado, triste, desamparado ou irritado.

Pode não ser nada, mas pode ser um conflito que está crescendo. E o que não queremos é que esse conflito se torne gigante e se torne um problema sem saída para quem o sente.

A prevenção é essencial para evitarmos mais suicídios.

Vamos ficar atentos!