Aprenda 5 técnicas de treinamento mental para você poder chegar lá!

por Renato Miranda

O treinamento mental é um ótimo aliado para o desenvolvimento do potencial do atleta. Compreender a influência dos processos mentais decorrentes das experiências de treinos e competições como percepção, cognição e tomadas de decisões e, portanto, estabelecer o treinamento mental como conteúdo da preparação do atleta facilitará as possibilidades de desempenho do mesmo.

Continua após publicidade

Como abordado em texto anterior (veja aqui), é notório os benefícios do treinamento mental principalmente naquilo relacionado à concentração para a execução de técnicas e táticas esportivas.

Neste texto preparei algumas sugestões de técnicas de treinamento mental de fácil execução. Como qualquer forma de treinamento é fundamental que a continuidade, persistência e motivação sejam elementos constantes para a aplicação das técnicas.

1ª) Técnica da observação

Com efeitos positivos no aprendizado (atleta iniciante) e na estabilização de técnicas e situações esportivas (atleta avançado), esta técnica consiste na observação sistemática do comportamento (ações) de outros atletas em nível superior. É a tentativa de assimilar, conceber, absorver ou incorporar modelos de uma atuação esportiva eficaz. É na observação que novos estímulos para a formação de um estilo próprio de execução de movimentos são providenciados.

Continua após publicidade

2ª) Técnica da auto-observação

É a concepção de uma imagem mental do próprio atleta frente a tarefa a realizar. Consiste na observação sistemática de suas ações (técnicas) e participação nas situações esportivas (táticas). As atuações em eventos anteriores do mesmo atleta servem de base ou modelo como forma de feedback, a fim de corrigir ou manter o desempenho individual. Em síntese é conceber uma imagem mental de seu próprio desenvolvimento a ser realizado. É assumir o papel de espectador de si mesmo.

3ª) Técnica da modulação

Continua após publicidade

É uma técnica com ótima repercussão no desempenho de atletas iniciantes e para aqueles em ascensão. Se resume em visualizar um reconhecido atleta de nível superior realizando em seu lugar e com sucesso a tarefa a ser feita. Esta técnica providencia uma oportuna mobilização na motivação e na autoconfiança do atleta, promovendo o aumento da ativação psicofísica (alerta!).
 
4ª) Técnica da autoverbalização

É a repetição verbal daquilo que se deseja fazer a fim de facilitar a projeção da imagem mental. Essa técnica favorece a visualização, pois aumenta o repertório perceptivo ao utilizar a sensação auditiva. A autoverbalização não é um processo aleatório. É fundamental que tudo aquilo o que é falado seja algo confortavelmente assumido pela consciência do atleta. Ou seja, é necessário controlar a execução do que se deseja realizar (ações) ou como se comportar (sentimentos. Por exemplo: Dizer “calma, calma, relaxa, relaxa!”)

5ª) Técnica ideomotora

É a internalização e atualização da perspectiva interna do movimento. O atleta “executa” mentalmente o movimento que o mesmo consegue realizar. Como a mente vivencia o movimento independentemente se o mesmo é uma experiência física ou é apenas uma imagem mental o atleta consegue sentir e perceber a execução do movimento. Ao utilizar esta técnica o atleta visualiza e percebe o quanto ele flui ao realizar a ação esportiva e da mesma forma se dá em relação aos seus músculos em um movimento com sucesso. Em resumo, essa técnica repercute mentalmente as diversas respostas corporais (biofeedback) que o corpo oferece quando da execução de movimentos sistematicamente repetidos, como no caso esporte.

Podemos discriminar o treinamento ideomotor, baseado em Jüngen Weineck (especialista na área de treinamento esportivo) de duas maneiras:

Concepção ideal:

– Destinada ao aprendizado e aperfeiçoamento do movimento vislumbrando a execução ideal do mesmo. É uma concepção associada a um padrão de movimento a ser desenvolvido;

Concepção não ideal:

– É quando a concepção de um movimento está associada a um padrão de movimento já desenvolvido. Trata-se da imaginação de um movimento já consolidado, automatizado ou absorvido.

Costumo dizer para meus alunos que o treinamento mental em suposto, muitas vezes é menosprezado por grande parte dos atletas, tanto aqueles em formação como de nível superior. Talvez pela simplicidade de algumas técnicas, esses atletas não creem que algo mentalmente treinado possa vir a ter repercussão em seu desempenho.
No entanto, é fundamental insistir no treinamento mental e em sua plena funcionalidade, pois a complexidade da mente humana nos permite dizer que é simples treiná-la.

Desde que se treine sempre!