Você realmente sabe fazer a barba?

por Sonia Corazza

Na adolescência ocorre a alteração hormonal que traz aos garotos a transformação em homens. O crescimento dos pêlos no rosto marcam a entrada no mundo dos adultos, introduzindo na rotina diária masculina um hábito novo: o ato de barbear.

Continua após publicidade

A frequência do barbear

Fazer a barba diariamente NÃO prejudica a pele, desde que você tome cuidados com o corte e com o uso de pós-barba de ação cicatrizante.

Quantas vezes uso a mesma lâmina?

Dependendo da qualidade da lâmina você pode usar até 5 cortes, mas o ideal fica mesmo entre 3 e 5 vezes.

Continua após publicidade

Quanto tempo leva para espuma agir?

A espuma de barbear tipo sabão, aquela antiga espalhada com pincel, pode levar de 1 a 2 minutos para agir. Aí sim você inicia o corte.

As fórmulas modernas não necessitam de tempo de espera. Espumas em aerosol, géis de barbear e sabonetes cremosos facilitam a umectação do pêlo, agindo imediatamente.

Continua após publicidade

A hora de fazer a barba

A melhor hora para remover os pêlos da barba é logo após o banho, quando o rosto está úmido e a pele macia.

Usando o produto escolhido, aplicar sobre a pele úmida, massageando até obter a consistência desejada.

Os movimentos da lâmina devem acompanhar o sentido em que os pêlos nascem.

Evite escanhoar a pele para não agredir ainda mais esta região propensa ao aparecimento de pêlos encravados.

Lave o rosto com bastante água.

Após a barba

Finalizar a operação de barbear é essencial para proteger e tratar esta área já sensibilizada, além de promover uma rápida cicatrização. Use bálsamos e loções após a barba, você se beneficiará da ação refrescante e antioxidante. Tais produtos restabelecem a hidratação natural da pele, protegendo-a das agressões externas. Aplique uma camada uniforme e massageie até completa absorção. Géis específicos não espumógenos são indicados para peles mais sensíveis.

Pele do homem

A estrutura da pele masculina e os fatores que determinam o envelhecimento são iguais aqueles que conhecemos para a pele da mulher. Porém a composição hormonal é bem diferente, o que resulta numa espessura maior e num aspecto mais oleoso. As glândulas sebáceas trabalham mais ativamente na pele masculina, o que torna a limpeza essencial para manter o equilíbrio de suas funções.

O tratamento diário da pele masculina

A limpeza

É uma etapa importante para o cuidado da pele masculina, naturalmente mais oleosa.

Deve ser feita diariamente. Use sabonetes líquidos para limpeza facial, aplique sobre a pele úmida. Efetue poucos e suaves movimentos circulares e ascendentes, de dentro para fora do rosto, até obter uma espuma abundante. Remova com bastante água. Seque com movimentos de toque breve, usando uma toalha de algodão ou papel absorvente.