USP atualiza tabela nutricional com os 1900 alimentos mais consumidos no Brasil

Da Redação

O Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC – Food Research Center), sediado na USP, lançou, no último dia 16, o Dia Mundial da Alimentação, a sexta versão da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA).

Continua após publicidade

A TBCA foi a primeira tabela online do gênero da América Latina e, atualmente, é a mais abrangente feita no País, trazendo a composição nutricional de 1.900 alimentos, incluindo crus e cozidos, produtos manufaturados e pratos compostos. Clique aqui para acessar o site da TBCA.

Tabelas de composição química de alimentos são a base para praticamente toda a área de nutrição, pois compilam informação sobre valores energéticos e conteúdo nutricional dos alimentos. É a elas que profissionais de nutrição recorrem para montar cardápios e personalizar dietas, por exemplo.

Novidades  

Na nova versão da TBCA destacam-se algumas novidades: a composição nutricional das receitas mais comuns consumidas pelos brasileiros – como feijoada, arroz, feijão, entre outros; a possibilidade de o usuário fazer buscas por nutrientes específicos, por exemplo, alimentos fontes de proteínas dentro do grupo dos vegetais; e uma ferramenta de avaliação de ingestão energética.

Continua após publicidade

“Temos na tabela dados de alimentos prontos para consumo já adicionados de sal, de óleo e de tempero, diferente de outras tabelas, que trazem alimentos preparados, mas não necessariamente prontos para consumo, como arroz cozido sem sal, por exemplo. Estamos montando as receitas a partir dos alimentos mais citados nas pesquisas sobre consumo alimentar, que são os mais consumidos pelos brasileiros”, resume Kristy Soraya Coelho, doutoranda do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Nutrição Humana Aplicada (Pronut) e pesquisadora do FoRC.

A nova versão da tabela traz pratos compostos prontos para o consumo, como mencionado  acima, a feijoada, incluindo nos cálculos o sal e o óleo utilizados no preparo.

Mate sua curiosidade

Continua após publicidade

Para utilizar a ferramenta de avaliação de ingestão de energia, qualquer pessoa pode se cadastrar e descrever os alimentos que ingeriu em uma determinada refeição. “Com base nesses dados, a ferramenta vai calcular o quanto ele consumiu de energia”, acrescenta Kristy.

O instrumento, entretanto, permite apenas uma consulta pontual pelos consumidores, ressalta Eliana Giuntini, pesquisadora do FoRC e doutora em Nutrição Humana Aplicada, que coordena a reformulação do site da TBCA. “É uma forma das pessoas fazerem uma autoavaliação de algumas refeições, para que reflitam sobre sua alimentação. Caso queiram mais informações, devem buscar um profissional de nutrição”, esclarece.

Origem

Lançada em 1998, como resultado de um projeto incorporado pela Brazilian Network of Food Data Systems (Brasilfoods), a TBCA está sendo reformulada desde 2013. O trabalho é liderado pelos professores Elizabete Wenzel de Menezes e Franco M. Lajolo, ambos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP e também pesquisadores do FoRC.

“A versão 6.0 da TBCA é uma ferramenta que seguramente irá auxiliar pesquisadores, profissionais da saúde e até a comunidade em geral para atingir a meta de uma alimentação saudável.

Colaboradores

A tabela é o resultado do esforço conjunto e da colaboração de diversos pesquisadores, de inúmeros grupos de pesquisa, não só da FCF da USP, mas de todo o Brasil, de alunos de pós-graduação da USP, de profissionais da indústria de alimentos, entre outros, bem como do suporte das agências de fomento”, acrescenta Elizabete.

Mais informações: e-mail angela@academica.jor.br

Fonte: Agência USP