Dicas para diminuir o volume da barriga

por Jocelem Salgado

No texto anterior (clique aqui e leia), expliquei por que os homens cuidam menos da saúde que as mulheres. Nesta segunda parte, darei dicas sobre como diminuir o volume da barriga e falarei sobre exames de prevenção à saúde.

Continua após publicidade

Dicas para diminuir o volume da barriga

• Em primeiro lugar, como já citado no texto anterior, se estiver acima do peso, deve-se pensar em uma alimentação equilibrada para perder peso e consequentemente a gordura localizada.

• Os magros também não estão livres de apresentar uma ”barriguinha”; se for o caso, devem manter uma alimentação saudável, evitando gorduras, frituras, doces e refrigerantes, que também provocam barriga. Devem evitar também pratos muito gordurosos, dando preferência às carnes magras, legumes, verduras e frutas.

• Se o funcionamento de intestino anda devagar, aumente a ingestão de fibras e água (no mínimo 8 copos por dia).

Continua após publicidade

• Pratique atividade física – além de queimar calorias também refletem em um bom funcionamento do organismo. Devem ser praticados com frequência associando-se exercícios aeróbicos (para ativar a circulação e gastar calorias) a exercícios localizados (para enrijecer a região abdominal).

• Fracione bem a dieta – O sistema digestivo não consegue processar um grande volume de alimento ingerido de uma só vez. O ideal é fazer refeições pouco volumosas e de baixo valor calórico até 6 vezes ao dia.

• Mastigue devagar – A pessoa que come rápido pode acabar engolindo ar junto com a comida, prejudicando dessa forma a digestão. Além disso, o cérebro não registra o sinal de saciedade com tanta rapidez e, assim, você acaba comendo mais.

Continua após publicidade

• Evite os alimentos formadores de gases – refrigerantes, feijão, frituras, pão, queijo e enlatados, carne vermelha, embutidos como linguiça, presunto, salame e salsicha.

• Evite alimentos gordurosos – a gordura possui uma digestão mais lenta e com isso os alimentos gordurosos acabam permanecendo mais tempo no trato gastrointestinal favorecendo aumento de seu volume.

• Evite o consumo excessivo de sal, exemplos – pães fermentados ou roscas feitas com sal; pães de preparo rápido ou bolos, feitos c/ fermento em pó, bicarbonato de sódio, sal ou feitos com misturas comerciais; cereais enriquecidos ou de cozimento rápido; cereais secos; bolachas cream cracker, exceto a bolacha de água; pipoca salgada; pickles; batatas chips; embutidos (linguiça, salsicha, paio, presunto cru, mortadela).

• Aumente o consumo de alimentos diuréticos – erva doce, salsão, coentro, berinjela e endivias, alho, limão, noz-moscada, cebola, salsa, hortelã; abacaxi, melancia, maracujá e chá: em especial, chá de salsa: acrescentar algumas folhinhas de salsa à água quente, adoçar ou não com adoçantes. E chás de ervas (gengibre/canela/cardamomo: fazer um mix dos ingredientes e acrescentar água que ferveu) ou frutas.

• Atenção ao leite – Se estiver com gases, experimente tirar o leite do cardápio. Muitas pessoas têm intolerância à lactose.

• Atenção a alguns adoçantes – alguns adoçantes são à base de sorbitol que fermenta no organismo provocando gases. Algumas frutas secas como uva-passa, damasco, banana e principalmente ameixa seca também possuem em sua composição sorbitol.

• Beba bastante água – Além de diminuir a retenção de líquidos, ajuda na lubrificação do intestino. Por isso, é essencial tomar pelo menos 2 litros por dia. Mas evite líquidos durante as refeições (o suco e a água dilatam as paredes do estômago empurrando a barriga).

• Reserve as preparações mais leves para o jantar: à noite, nosso metabolismo está reduzido e, portanto também devemos ingerir menos calorias nesse período, evite gorduras e carboidratos em excesso nestas refeições.

Fonte: – Saúde & Nutrição

Exames preventivos são essenciais à longevidade

Exames preventivos são fundamentais para se ter uma vida mais longa, tranquila e saudável, principalmente porque permitem o diagnóstico precoce de várias doenças.

Conheça os principais exames que o homem deve fazer:

• Medida da pressão arterial: Antes dos 50 anos, a pressão deve ser avaliada a cada 2 a 5 anos. A avaliação deve ser anual se você tiver mais de 50 anos ou se houver história familiar de hipertensão arterial, doenças cardíacas ou renais, derrame, diabetes ou se estiver com sobrepeso.

• Colesterol: um teste sanguíneo que mede o colesterol, incluindo o LDL ("mau" colesterol) e o HDL ("bom" colesterol) pode ajudar a avaliar o risco de doença cardíaca. Começando aos 20 anos, os testes devem ser feitos a cada 5 anos, se os resultados forem normais. Se os resultados vierem alterados ou houver história familiar de doença coronária, o médico irá definir a frequência com que eles devem ser realizados.

• Exame do intestino: é realizado para detectar pólipos e lesões cancerígenas. Deve ser feito a partir dos 50 anos e se for normal, a cada 3 ou 5 anos. Se houver história familiar de pólipos, câncer de intestino ou colite ulcerativa, esta frequência deve ser maior, orientada pelo médico.

• Exame da próstata: deve ser feito a cada ano a partir dos 40, e inclui o toque retal e a medida sanguínea do PSA (antígeno específico da próstata). Se a pessoa for da raça negra ou tiver história familiar, iniciar este exame antes dos 40 anos.

• Exame testicular: o câncer de testículo é o câncer mais comum em homens entre 15 e 35 anos e geralmente tem cura, especialmente se for detectado logo. O próprio paciente deve examinar a si próprio a cada mês, procurando alterações e crescimentos anormais e se notar algo, procurar imediatamente um médico. O exame feito pelo médico deve ser realizado a cada 2 ou 3 anos.

• Exame oftalmológico: se você não usa óculos e tem menos de 50 anos, esse exame deve ser feito a cada 3 a 5 anos. Se você usar óculos ou tiver mais de 50, faça esse exame a cada 2 anos. Homens com diabetes, hipertensão arterial ou história familiar de doenças oculares devem ser examinados uma vez por ano.

• Exame odontológico: deve ser realizado uma vez por ano para avaliar a saúde dos dentes, gengiva, língua e boca e para diagnóstico de câncer. Fumantes devem visitar o dentista com maior frequência.