Por que está cada vez mais importante você se movimentar?

por Marta Relvas 

O movimento do corpo está presente em grande parte da rotina humana. E a atividade motora começa dentro do útero e faz parte do cotidiano desde a vida intrauterina até o envelhecimento.
 
O desenvolvimento motor desenvolveu-se a partir  de estímulos que o corpo e o cérebro captam de fatores ambientais.

Continua após publicidade

Em destaque sobre o movimento temos o cerebelo e o córtex motor. Estas são estruturas do encéfalo responsáveis pelo controle do tônus muscular, equilibração, movimentos refinados e voluntários, bem como aprendizagem motora "grossa".

O cerebelo, contribui para o desenvolvimento motor do individuo, seja uma criança ou um idoso, e tem como objetivo principal o movimento corporal e cognitivo.

Importante considerar que, com o grande aumento do uso da tecnologia inserida no dia a dia, e com o uso excessivo desses materiais, a exploração da motricidade humana tem sido extinta ou diminuída em excesso ou até mesmo esquecida de ser estimulada durante o processo do desenvolvimento ao longo da vida.

Dica importante para manter o encéfalo em movimento:

Continua após publicidade

A estimulação motora e cognitiva pode ser realizada através do brincar, do uso de jogos, músicas e brincadeiras. Essas são formas que podem ser exploradas juntamente com um olhar psicomotor a ativar áreas neurais importantes para tais desenvolvimento pleno e com qualidade.

Movimente o corpo!