10 dicas para desenvolver a inteligência emocional

Da Redação

Segundo um estudo da universidade norte-americana de Columbia, para cada dólar investido no desenvolvimento da inteligência socioemocional de uma criança, 11 dólares são devolvidos à sociedade.

Continua após publicidade

Aprender o autoconhecimento, autoconfiança e bom relacionamento com o ambiente faz a criança se tornar uma pessoa melhor e com menos tendência a sofrer de ansiedade e depressão.

Para a coach Leila Arruda, uma pessoa que possui inteligência emocional é capaz de identificar as próprias emoções com mais facilidade, e, em alguns casos, começa a controlá-la. Leila afirma que, quem tem essa habilidade, costuma possuir autoconhecimento, controle emocional, automotivação, empatia e habilidades sociais.
"A inteligência emocional é caraterizada também pelo respeito às outras pessoas, pela solidariedade e a valorização dos talentos alheios", explica a especialista.

De acordo com os dados mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), existem 23 milhões de pessoas sofrendo com transtornos mentais que necessitam de algum atendimento em saúde, isso corresponde a cerca de 12% da população brasileira. Apenas uma das mais comuns, a depressão, já representa 5,8% dos brasileiros, o maior índice da América Latina.

"Quando você tem inteligência emocional, você consegue identificar quando está ficando triste, e isso ajuda a se motivar, buscar alegria interna, fazer coisas que te deixam feliz, e fica mais fácil manter a satisfação emocional em alta."

Continua após publicidade

Mesmo conhecendo a si próprio e tendo ciência de como funciona a inteligência emocional, nem sempre é possível controlar o que sentimos. Por isso, estudar e praticar nunca é de mais. "Não adianta ter conhecimento de inteligência emocional, se não colocar em prática".

A inteligência emocional também ajuda no ambiente de trabalho, pois te ajuda a se tornar uma profissional que consegue se concentrar no trabalho e finalizar todas as suas tarefas e obrigações, mesmo se sentido triste, ansiosa ou aborrecida. Um empresário com autoconhecimento possui mais chances de possuir uma carreira promissora.

10 dicas para adquirir uma boa inteligência emocional:

Continua após publicidade

1ª) Tenha consciência de suas emoções  

É importante que você reconheça quando uma emoção aparecer e o porquê de ela ter surgido. O objetivo de entendê-la ajuda a superá-la. Perceba como elas ocorrem dentro e fora de você, qual a "mensagem" ela te traz e busque uma maneira de satisfazê-la ou amenizá-la sem causar prejuízos futuros, a você ou ao próximo.

2ª) Assuma sua responsabilidade

Encontrar culpados virou um hábito do ser humano. Se ele está sofrendo é porque alguém está lhe fazendo sofrer.

Se algo não deu certo, alguém conspirou contra você. Assuma a responsabilidade por tudo o que acontecer na sua vida.

3ª) Observe e analise seu próprio comportamento

Esteja atento para sua própria reação frente às situações que vivencia. Analise a sua atitude e procure entender como ela impactou o seu dia e suas relações.

4ª) Procure controlar suas emoções

A impulsividade não é uma boa aliada para a maioria das situações. Então, procure dominar seus impulsos e emoções antes de tomar decisões ou dizer alguma coisa.

5ª) Aprenda a lidar com as emoções negativas

Não temos apenas bons momentos e bons sentimentos, e quando as emoções negativas (raiva, medo, insegurança, tristeza) acontecem, é preciso dominá-las e não permitir que nos controlem. Fazer uma respiração nasal, ritmada, lenta, natural e profunda, com os olhos fechados, prestando atenção no ar que entra e sai ajuda, bem como técnicas de midfulness, na qual você foca a mente no aqui agora, exclusivamente na tarefa que estiver fazendo, desde as mais simples, como lavar uma louça ou comer, às mais complexas como executar qualquer atividade intelectual.     
   
6ª) Aumente sua autoconfiança

Acredite em seu potencial e em suas habilidades. Acredite que você pode vencer obstáculos e que tem capacidade para superar as dificuldades e os momentos de crise. Numa sociedade estressante como a nossa podemos tender a nos subestimar, a ter sentimentos de menos-valia; uma espécie de cegueira interna que na qual não enxergamos que podemos ser como o sol da luz do meio-dia, mas não percebemos.    
    
7ª) Aprenda a lidar com a pressão

As cobranças surgem de todos os lados e constantemente, por isso, precisamos desenvolver a inteligência emocional e aprender a lidar com a pressão do dia a dia para não deixar que a emoção tome o controle. Embora possam surgir dúvidas e receios nesses momentos, é preciso confiar em você no resultado de suas ações.  Isso te fortalecerá diante de novas pressões.

8ª) Não tenha medo de se expressar

Não deixar a emoção te dominar não é o mesmo que não demonstrá-la. Você deve expor o que sente e expressar sua opinião, porém, deve colocar seu pensamento de maneira racional e equilibrada.

9ª) Desenvolva o sentimento de empatia

Nada melhor para compreender o outro do que colocar-se na pele dele. Sempre procure colocar-se no lugar do outro vivendo uma situação para conseguir entender suas atitudes. Inverter os papéis pode ajudar a ser mais tolerante e compreensivo.

10ª) Exercite o respeito pelo próximo

Todos nós temos necessidades, limitações, direitos e deveres, por isso, é preciso reconhecer que temos falhas e qualidades para conseguirmos respeitar as falhas e reconhecer as qualidades dos outros.