DESTAQUES

BB creams: o cosmético curinga; saiba para que serve

Sonia Corazza 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR

por Sonia Corazza

As blogueiras mundo afora estão falando sobre esse novíssimo assunto: BB creams. Trata-se de um tipo de formulação que agrega vários benefícios, desde a proteção solar, passando pela hidratação, melhora da luminosidade, diminuição das *discromias e até dissimulação imediata das imperfeições da pele.

Na minha opinião é um bom segmento de produto, pois facilita a vida corrida de quem vive nas grandes cidades, evitando a superposição de fórmulas e a possibilidade de sensibilização; bem comum quando se mistura produtos de várias marcas e finalidades diferentes.

Contém o quê?

O segmento dos BB creams associa as qualidades dos antigos **primers de efeito imediato, aqueles itens usados antes da maquiagem para nivelar imperfeições, aos benefícios dos filtros solares e cremes hidratantes clareadores. Isso é, agem de forma imediata (como um make-up) e progressiva (com os ativos clareadores e hidratantes).

São formulações que contêm as seguintes categorias de matérias-primas:

1- Filtros físicos, como dióxido de titânio e óxido de zinco

Atuam bloqueando a radiação solar e evitam os danos causados pelos raios UVAB. A proteção solar, como já sabemos, evita danos futuros à pele, portanto é muito bem-vinda para um creme de uso diário.

2- Agentes clareadores, principalmente arbutina, derivados de vitamina C e alguns ácidos suaves, como mandélico

Atuam minimizando as discromias, isto é, as diferentes tonalidades na mesma pele, a longo prazo, além de melhorar o aspecto heterogêneo de pequenas cicatrizes de acne, linhas finas e erupções cutâneas. Pele mais lisa, aparência mais jovem, certo?

3- Difusores óticos e corantes, que você vai achar na fórmula com a identificação “CI”, Colour Índex, e também sob a nomenclatura “Mica” associada a mais alguns ingredientes, via de regra um silicone. Em algumas fórmulas até talco pode-se encontrar. Agem como uma maquiagem, dissimulando pequenas imperfeições

4- Agentes hidratantes e emolientes diversos, desde pró-vitamina B5, até derivados lipídicos oriundos de óleos vegetais e ceras, inclusive, cera de abelhas.

Ajudam na retenção da umidade natural da pele, melhorando a maciez da epiderme

5- Agentes microvasodilatadores suaves, principalmente extratos vegetais, como ginseng, que melhoram a irrigação cutânea e doam um aspecto de saúde a pele.

Vale a pena?

Na minha opinião o importante é você saber que esse novo "conceito" de produto agrega benefícios de vários outros: protege do sol, dissimula imperfeições, minimiza diferenças entre os tons da própria pele, refina a textura e hidrata.

Claro que quando se tem um produto para cada finalidade o formulador pode ir mais fundo naquela atividade especifica, e quando faz várias ações numa só fórmula, tende a suavizar tais dinâmicas para não acarretar em instabilidade da fórmula e aumento de potencial sensibilizante para a pele. Vale experimentar!

* diferentes tonalidades na mesma pele

** primer é um produto que passamos na pele, lábios ou como sombra.




Sonia Corazza

É engenheira química especializada em Cosmetologia. Tem 25 anos de experiência como formuladora de cosméticos. Atuou em empresas líderes no setor. É autora do livro Beleza Inteligente (Madras). Mais informações: www.belezainteligente.com.br



ENQUETE

Atração física não basta, tem que haver atração mental. Você concorda?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.