Abrace sua própria companhia

por Emilce Shrividya

A Filosofia do Yoga nos orienta a encontrar o verdadeiro conhecimento em nosso próprio Ser. À medida que evoluímos espiritualmente, o conhecimento do Ser interior se torna nossa verdadeira companhia.

Continua após publicidade

Quando aprendemos a nos voltar para dentro através da meditação e do relaxamento profundo, encontramos o apoio do Ser interior. Com a prática regular, basta fecharmos nossos olhos e já sentimos paz e serenidade.

É como uma apólice de seguro que está sempre lá para nos apoiar, quer estejamos tristes ou alegres, quer estejamos progredindo ou enfrentando desafios ou adversidades. É nosso refúgio interior, onde encontramos coragem alegria e força para superação.

Enquanto nosso corpo está saudável e forte, e nossa mente e nervos estão funcionando bem, nós temos muita energia. E, vivemos intensamente. Trabalhamos muito, estudamos, nos dedicamos ao nosso amor, aos filhos e netos, praticamos esportes, viajamos para lugares lindos, vamos a festas e casamentos, passamos muitos momentos no computador, vendo TV ou no celular, fazemos comidas especiais e desfrutamos dos prazeres da vida. E assim, nos mantemos sempre ocupados, pois nos sentimos fortes para fazer qualquer coisa.

É muito importante termos boas e úteis atividades e nos sentirmos motivados a fazer o que nos faz feliz.  Mas, não podemos viver fugindo de nossa própria companhia interior.

Continua após publicidade

Algumas pessoas não se gostam e ficam buscando emoções, fama, viagens e atividades contínuas para preencherem o tempo e escaparem da solidão que sentem consigo mesmas. Perderam o contato com o próprio coração e com a energia amorosa que os guiaria e os apoiaria em qualquer situação. Sentem-se vazias de amor por elas mesmas.

O que acontecerá quando o corpo declinar e a energia diminuir com o passar dos anos? O que farão para superar o desafio da solidão, do tédio e das mudanças dos ciclos da vida? Como vão superar a inquietação dos desejos não realizados e do medo do futuro? Como vão aquietar os pensamentos de depressão e abatimento e as noites não dormidas? Onde vão encontrar um pouco de quietude e paz?

A Filosofia do Yoga nos ensina sobre a importância de nossa conscientização de que esse corpo é tão transitório como as asas da borboleta, e a felicidade que encontramos nele, tem curta duração. Enquanto nossa mente está lúcida e cheia de energia, precisamos nos conscientizar de que há uma felicidade maior que é a luz de Deus-sabedoria e amor do Ser interior.

Continua após publicidade

Precisamos nos voltar para dentro e em níveis tranquilos da mente, sentir que essa é a nossa verdadeira companhia interior que nos mantém ancorado e fortalecido mesmo quando estivermos doentes, tristes ou enfrentando dificuldades. E nos afazeres de nossa vida cotidiana, seremos mais felizes com a alegria pura do Ser.
Existem práticas que nos habilitam a criar um vinculo com nossa companhia interior como a meditação, canto de mantras, preces e cantos devocionais a Deus, trabalho altruístico.

Descubra dentro de você a compaixão e generosidade. Pratique caridade e ajude aos outros com boa vontade e gentileza. Faça suas ações com amor, no início, no meio e no fim.  

Em vez de se sentir carente, precisando de um abraço para se sentir bem, abrace sua verdadeira companhia interior. Goste de estar com você. Faça as pazes com você mesmo. Aceite você como você é. Respeite e cuide bem do seu corpo. Alimente bons pensamentos e cultive o entusiasmo praticando ações que tragam alegria ao coração.

Mantenha seu entusiasmo descobrindo a fonte interior divina onde habitam sua força, sua coragem e seu amor. Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz!