BB creams X cc creams: conheça a ação desses produtos

por Sonia Corazza

Essa é uma história antiga. Aliás gente, maquilar a pele para disfarçar imperfeições e conseguir efeitos diferenciados remonta aos tempos do povo cro-magnon, no período Paleolítico Superior, que mesmo morando em cavernas, misturava óxidos de ferro e argila vindos do sol para pintar rosto e corpo.

Continua após publicidade

O desejo de enaltecer qualidades e encobrir sinais atravessou milênios e ainda continua o mesmo. A única diferença é a tecnologia.

Que tecnologia é essa?

Basicamente é a * micronização de pigmentos, que hoje também agrega uma boa gama de difusores óticos, que somada ao desenvolvimento de matérias primas filtrantes solares e polímeros de última geração, preenchem falhas, iluminam, destacam e doam uma aspecto aveludado e perfeito à pele.

Quanto aos benefícios…

Continua após publicidade

Para hidratar e cuidar, esses produtos polivalentes atuais, como os BB creams que surgiram na Coreia, trabalham fórmulas baseadas em emulsões bem leves, mas que suportam grande carga de pigmentos e filtros.

Anos atrás isso seria impossível, pois as emulsões quebrariam e o produto ficaria instável.

Ativos mais importantes:

Continua após publicidade

– Agentes hidratantes, entre eles a pró-vitamina B5, ácido hialurônico e seus sais, derivados modernos da ureia (como a hidroxietil ureia), glicerina e PCA sódico, entre outros.

– Filtros solares de última geração, como DIETHYLLAMINO HYDROXYBENZOYL HEXYL BENZOATE

– Difusores ópticos e polímeros preenchedores: preenchem as falhas existentes na pele, proporcionando luminosidade e homogeneidade.

CC creams

Esses são o must da temporada, pois contêm toda a gama de ativos de seus antecessores, os BB creams, somados de ativos específicos para dar mais luminosidade ou até tratar problemas particulares como a acne.

Dessa maneira contém agentes vasodilatadores como acetil glucosamina e niacinimide que aumentam a entrega de sangue nas camadas mais externas da pele, iluminando-a de dentro para fora. Em alguns produtos até acido salicílico entra como ativo e promove controle da oleosidade da pele acneica.

* os pigmentos são moidos para ficarem com tamanho de uma partícula