Mesmo tendo enfrentado um grave problema de saúde há muito tempo, ainda sinto vontade de chorar

por Eduardo Ferreira Santos

Depoimento de um leitor  

Continua após publicidade

“Há dez anos atrás, sofri um AVC. De lá para cá, sinto vontade de chorar, até quando vejo televisão em programa de humor. Desejo saber qual a causa disso e como tratá-la. Obrigado pela atenção.”

Resposta: Sofrer um AVC pode ser para muitas pessoas um evento traumático gerando, portanto, um quadro conhecido como Transtorno do Estresse Pós-Traumático, cuja principal característica é uma instabilidade do Estado de Humor.

No entanto, antes de se considerar o que você está passando como um Transtorno Psiquiátrico, seria muito bem-vinda uma avaliação neurológica sobre possíveis sequelas deixadas pelo AVC.

De qualquer forma, é importante que você procure esclarecer esse fenômeno que o está acometendo consultando primeiro um neurologista e, se for o caso, procurar um psiquiatra/psicoterapeuta que poderá avaliar com mais precisão se há ou não um quadro de depressão gerando um distúrbio emocional, afetando sua sensibilidade.

Continua após publicidade

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico psiquiatra e não se caracteriza como sendo um atendimento.