Meu marido é um devedor compulsivo. O que faço?

por Blenda de Oliveira

Depoimento de uma leitora  

Continua após publicidade

“Há três anos passamos por muitas dificuldades ele pegava meu cartão e pagava as contas. Então tirei o cartão dele e disse que se ele não limpasse o nome dele, o casamento acabaria. Ele foi, negociou as dívidas e começou a pagar, só que começou a fazer novas dívidas e agora tem meses que não contribui com as despesas de casa, porque está pagando as dívidas. Não aguento mais e o pior é que finge que está tudo bem.”

Resposta: Provavelmente isso irá continuar. Quadros compulsivos mudam com tratamento, principalmente psicoterápico. Todas compulsões são cíclicas. Ele se endivida, paga, quando é cobrado e se endivida de novo.

Sugiro que você busque uma ajuda para ser orientada em como lidar com essa situação e quem sabe ele tope receber uma ajuda, também. Compulsões são quadros difíceis de tratar, mas, ainda, há bom prognóstico se houver disposição para assumir e enfrentar o problema.

A necessidade extrema que ele tem de gastar, fazer dívidas, pagar as dívidas (se for pressionado) e novamente, fazer dívidas não é tomado por ele como um problema, por isso parece que tudo está bem. Não tente esperar que tudo se resolva sozinho ou não exija-se ser a pessoa que irá lidar e resolver o problema.

Continua após publicidade

Procure ajuda de um psicoterapeuta e/ou psiquiatra para trocar ideias sobre como gerir essa situação. Entendendo melhor o que ocorre, pode encontrar alternativas. Abraço.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um psicólogo ou médico psiquiatra e não se caracteriza como sendo um atendimento.

 

Continua após publicidade