Beber água ajuda a emagrecer, daí surgiu o conceito de spa

por Alex Botsaris

A água é uma substância com propriedades tão especiais e maravilhosas, que não seria exagero chamá-las de divinas. Nosso planeta possui uma superfície com cerca de 70% da área coberta por água.

Continua após publicidade

Isso deu ao nosso planeta as condições para que albergasse a vida. No organismo humano, cerca de 70 a 75% do peso é água. Ou seja, a água é de longe a substância mais abundante em nossos corpos também. A água, em estado líquido, possui características tão especiais como solvente que permite as substâncias terem um dinamismo químico que não é encontrado em nenhum outro líquido que se tem notícia. Por isso as substâncias, quando dissolvidas na água, podem ser modificadas de forma rápida e progressiva, gerando um processo chamado metabolismo, que culmina com a produção de energia química, essencial a nutrição das células e à vida.

A água não parece ser tão abundante e comum em outros planetas, como é na Terra. Sabemos que é a presença de grandes quantidades de água sobre a Terra que limita as variações extremas de temperatura, tornando o clima do planeta ameno e mais apropriado à vida. Enfim, sobram as evidências que sugerem que a água é o elemento essencial da natureza que permitiu a vida surgisse e se desenvolvesse aqui.

Desde tempos remotos a água tem sido usada como terapêutica para tratar muitos males que afligem o ser humano. Médicos da antiguidade já tinham associado a ingestão de água contaminada com doenças graves como cólera e tifo. Foi também observado que as pessoas que moram em regiões com fontes de água mineral possuíam mais saúde que aquelas vivendo nas cidades. Daí surgiu a hidroterapia, um tratamento que foi muito popular desde o século XVII até meados do século XX, quando o enorme avanço da industria farmacêutica tornou essa abordagem ultrapassada.

Na hidroterapia a água é o elemento essencial do tratamento, sendo ingerida, utilizada na forma de banhos ou ainda aplicada como vapor em saunas. Com isso surgiram as estâncias hidrominerais, locais com abundância de águas saudáveis e terapêuticas, onde os enfermos se hospedavam na esperança de se curar de seus problemas de saúde. O avanço da química no século XIX, permitiu demonstrar que as águas minerais possuíam elementos químicos, com sódio, magnésio, ferro e enxofre, que são essenciais à saúde, criando-se assim o conceito de águas especiais: águas tipo sulfurosa, ferruginosa, magnesiana, etc. Assim podemos considerar que a terapêutica usando a reposição de minerais e oligoelementos (microminerais/elementos químicos essenciais aos seres vivos), começou na hidroterapia.

Continua após publicidade

Conceito de spa

Daí surgiu o conceito de Spa, hoje associado ao emagrecimento. Spa é uma abreviação de “salute per l’acqua” em italiano. As pessoas buscavam as estâncias hidrominerais para tratar de doenças degenerativas, e nesses lugares tinham uma boa alimentação, perdiam peso, ficavam mais dispostas e saudáveis.

Na verdade podemos dizer que beber bastante água ajuda a emagrecer. É uma medida com efeitos limitados, sozinha ela não tem um efeito significativo, mas deve fazer parte de uma boa dieta. Beber bastante água entre as refeições ajuda a dilatar o estômago, e com isso reduz a sensação de barriga vazia. A água ainda hidrata as fezes, o que estimula os movimentos peristálticos. Com isso o intestino funciona melhor e aumenta a velocidade do transito intestinal, o que pode contribuir para absorção menor de calorias.

Continua após publicidade

Ao longo de todo século XX a água foi considerada produto de baixa importância e valor agregado, sem emprego diferencial na terapêutica, e sem interesse econômico ou conceitual. Agora essa visão está mudando, e há um crescente consenso que fontes de água de qualidade estão cada vez mais escassas e serão cada vez mais valorizadas no futuro. Isso motivou grandes empresas de alimento, como a Nestlé, a comprar fontes de água mineral em todo mundo.

Nos últimos 20 anos, o crescimento da medicina complementar também influenciou o interesse pela água e seus empregos como a hidroterapia. Uma modalidade nova desse tratamento, a hidrocolonterapia, inspirada na recomendação da medicina indiana de limpar o intestino periodicamente, para eliminar toxinas, tem se tornado popular nos Estados Unidos. Por outro lado foi descoberto que a água é ideal para recuperar lesões e problemas do aparelho locomotor, porque dentro d’água a força da gravidade fica parcialmente neutralizada e é possível trabalhar os músculos com impacto mínimo para as outras estruturas. Assim surgiram novas técnicas de fisioterapia dentro d‘água, também denominadas hidroterapia e estão entre os meios mais eficientes para o tratamento de inúmeras doenças.

Um pesquisador japonês, Masaru Emoto, que focou suas pesquisas no campo da medicina alternativa, descobriu que diversas influências podem afetar o fenômeno de cristalização da água, quando se transforma em gelo. No inicio de suas pesquisas, Emoto mostrou que campos magnéticos de intensidade e orientação específica faziam os cristais assumirem formas diferentes. Entusiasmado com seu achado Emoto resolveu tentar outras fontes de ondas e fez experimentos com som. Ele expôs a água da mesma fonte à Nona Sinfonia de Beethoven ou a um ruído de máquinas de uma fábrica. A água submetida à Nona Sinfonia congelava formando lindos cristais hexagonais, enquanto aquela que cristalizava com ruído de máquinas tinha cristais amorfos e sem beleza ou simetria. Masaru Emoto ainda fez pesquisas com emoções e palavras. Segundo ele, a água benta ou influenciada por amantes dizendo a palavra amor tem cristalizações diferentes e específicas.

O pesquisador japonês escreveu um livro chamado “Messages from Water” (mensagens da água) onde propõe que água seja capaz de armazenar informações e isso pode influenciar na saúde e na fisiologia do organismo humano, incluindo nas suas emoções. Entretanto as ideias de Emoto são vistas com ceticismo pelo mundo científico e pela medicina.

No rastro das ideias de Emoto surgiu uma nova proposta de terapia chamada água diamante (diamond water). Segundo as pessoas que preconizam esse método, a água diamante é uma um água de fonte natural que passou por um método de energização especial, utilizando-se cristais, rezas e energia pura, e que pode ser reproduzida em casa. Usando a água diamante diariamente para beber a pessoa equilibra suas energias e emoções.

Enquanto as pesquisas ainda não validam esses potenciais usos da água como forma de equilibrar o corpo, vale lembrar que a água oferecida nas cidades, nas torneiras, não é absolutamente segura e pode haver contaminação por resíduos tóxicos. Portanto, ter hábito de tomar uma água mineral de uma fonte natural é uma boa medida para manter a saúde.