Atividade física regular reduz sono fragmentado em idosos, indica estudo

Por Júlia Gracioli

Estudo realizado pelo fisioterapeuta Thiago Bonardi na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP (saiba mais), comprovou a melhora da qualidade sono com a prática de exercício físico aeróbico e de força.

Continua após publicidade

Participaram do estudo 44 idosos, com idade entre 60 a 75 anos, divididos em três grupos. O primeiro grupo fez exercício aeróbio; o segundo grupo combinou exercícios aeróbio e de força; e o terceiro grupo era controle, não fez exercício.

O treinamento durou dez semanas, com exercícios em esteira e musculação, e as atividades foram continuamente supervisionadas. A avaliação do sono foi realizada por um monitor de atividade física, os movimentos dos idosos eram registrados em intervalos de um minuto em um minuto por um período de 96 horas antes da primeira e após a última sessão de treinamento.

Os dois tipos de exercícios realizados, aeróbio isolado e treinamento combinado aeróbio e de força, melhoraram de forma semelhante à qualidade do sono dos participantes.

Segundo Bonardi, foi reduzido o índice de fragmentação do sono, ou seja, diminuíram os despertares frequentes, que podem ser breve ou de longa duração. Todos os idosos passaram por avaliação cardiológica que mediu a capacidade máxima de esforço.

Continua após publicidade

Sobre o estudo  

A pesquisa de mestrado Efeitos de diferentes tipos de exercícios sobre a qualidade do sono em idosos, de Thiago Bonardi, divulgada só agora, foi defendida em 2014 na FMRP, com orientação da professora Nereida Kilza da Costa Lima, do Departamento de Clínica Médica, responsável pela coordenação do Grupo de Cuidados Paliativos do Hospital das Clínicas da FMRP. Colaboraram também Leandra Lima, Rodrigo Fenner, Gil Campos, academia Padovan, Departamento de Clínica Médica da FMRP e CNPq.

Fonte: Agência USP

Continua após publicidade