Adolescência: dicas para fazer a travessia dessa fase conturbada

Por Eduardo Ferreira Santos

Depoimento de uma leitora  

Continua após publicidade

“Tenho 14 anos e de um tempo para cá, ando sentindo diversas coisas. Pesquisei e estou com medo de ter depressão. Sinto a maioria dos sintomas como: baixa energia, baixa   autoestima, sono desregulado, sensação de desamparo, mesmo com pessoas à minha volta. Isolo-me isolo das pessoas, sinto tristeza contínua e vários outros sintomas. Queria conversar com meus pais sobre isso, mas tenho medo deles pensarem ser besteira ou coisa da minha cabeça. Quase sempre tenho crises depressivas. Eu choro por tudo e acumulo coisas ruins. Quando vejo, estou sem apoio e desesperada. Preciso de ajuda, mas não sei o que fazer.”

Resposta: A adolescência é mesmo um período bastante conturbado na vida de qualquer pessoa.

Passamos da Infância, habitualmente um período de fantasia e brincadeira para um mundo onde a realidade se torna tão presente e cruel, caindo sobre nós com um grande peso.

O fato de você se ver sozinha e desamparada, parece que está na sua própria família, pois você afirma que eles não compreenderiam o que está se passando com você. Será mesmo? Será que tentar falar com seus pais, sua mãe particularmente, não poderia ajudá-la a enfrentar esse desânimo que a acomete?

Continua após publicidade

Por outro lado, como a adolescência é mesmo uma “travessia”, seria muito bom encontrar um guia que pudesse orientá-la e ajudá-la a passar por tantas modificações psicológicas e até biológicas.

A desorganização hormonal dessa fase é importantíssima e tem um fator bastante forte no estado emocional.

Minha sugestão, então, é que, em primeiro lugar, você procure falar com seus pais e, se realmente eles disserem que “é coisa da sua cabeça”, vale a pena procurar uma ajuda psicológica ou mesmo com um psiquiatra psicoterapeuta.

Continua após publicidade

É difícil passar por essa fase, sim, mas com certeza e ajuda adequada você conseguirá!

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico psiquiatra ou psicólogo e não se caracteriza como sendo um atendimento.