Estou grávida e sou sedentária. Qual atividade física posso fazer?

Por Milena Liste

Resposta: Durante a gestação, se você é sedentária, não indico iniciar exercício físico com o objetivo específico de “emagrecer”, “ter condicionamento”, “aprender a andar de bicicleta” etc.

Continua após publicidade

Gestação pontos importantes

Alguns pontos são importantes na gestação: inchaço (ou edema), porque a gestante aumenta 30% do volume sanguíneo, dores lombares ou outras relacionadas à gestação e mudança do centro de gravidade e postura, condicionar o períneo (fortalecer até a 32ª semana e alongar após a 32ª semana de idade gestacional – ou seja, o IG).

Se você trabalha, mantenha se ativa o máximo possível. Ande um quarteirão a mais para ir e vir, se possível, suba um andar a mais, levante-se a cada meia hora para beber água e ir ao banheiro para necessidades…

Se você está com menos de 32 semanas de IG, pode fazer os exercícios de Kegel sentada,  ou em pé, no trabalho mesmo. Estes exercícios consistem em realizar contrações vaginais ou perineais, sem ativar parte interna da coxa e os glúteos.

Continua após publicidade

Faça a contração perineal sempre que se lembrar, 3 x 15 repetições ou contrações. Se você estiver acima de 32 semanas, não faça.

Pode caminhar, no plano por 20 a 30 segundos, três vezes na semana, com roupa normal mesmo.

Se você estiver na piscina ou banheira, a imersão com o contato da água no corpo faz uma pressão na pele que ativa a circulação linfática, para reduzir o edema. Se não estiver, ao chegar em casa, coloque seus pés num balde profundo, cheio de água por 15 segundos no mínimo.

Continua após publicidade

Para as alterações posturais típicas da gestante e administrar as dores, alongue.

Alongue as costas (região lombar – foto), deitada, abraçando as duas pernas.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico ou fisioterapeuta e não se caracteriza como sendo um atendimento.