Como cultivar o hábito de contar as bênçãos

Por Emilce Shrividya

Precisamos abandonar as tendências limitantes para experimentar entusiasmo.

Continua após publicidade

Sentir gratidão é uma virtude que nos faz sentir entusiasmados e revigorados. Ao agradecer, recordamos e reconhecemos a generosidade de Deus. Sentimos consolo e paz interna.

Cada vez que se sentir triste, simplesmente comece a contar suas bênçãos. Recorde o que tem recebido e todo o amor que já cruzou seu caminho. Lembre-se de Deus que habita em seu interior e purifique seu coração com o sentimento de gratidão.

Muitas pessoas estão habituadas a pensar mais no que não têm do que no que elas têm. A recordação é o que faz experimentar gratidão. Quando nos esquecemos da mão de Deus em nossas vidas e da ajuda dos outros, ficamos vulneráveis, negativos e frustrados. O esquecimento de nossas bênçãos nos afasta do Amor de Deus dentro de nós.

Aprenda a quebrar este hábito de pensar constantemente sobre o que não tem. Ao invés de pensar sobre o que não conseguiu, sobre o que não recebeu, sobre o que não aconteceu no prazo que determinou,pense e agradeça as coisas que aconteceram.

Continua após publicidade

Pense nas oportunidades e graças que lhe foram concedidas. Se ainda não alcançou suas metas e sonhos, continue com esperança. Faça acontecer com autoesforço e determinação. Em vez de cruzar seus braços, se lamentar, se considerar vítima das circunstâncias, desenvolva aceitação e paciência. Aprenda com as lições da vida. Nada acontece por acaso.  Mas, podemos mudar nosso destino através do doce autoesforço, da perseverança, da fé inabalável.

Perceba que quanto mais você agradece a todas as pessoas, coisas e fatos, mais você desperta seu coração para o respeito, amor e alegria interior. Deixe que a gratidão remova todo o cansaço, todas as impurezas e dificuldades.

Seja grato a você mesmo. Seja grato pela vida. Seja grato ao seu corpo e à sua mente. Seja gentil com você, se valorizando e se cuidando.

Continua após publicidade

Agradeça aos seus familiares e amigos. Agradeça ao seu trabalho, a sua casa, seus funcionários, sua alimentação e a tudo que Deus tem lhe dado.

Preencha sua mente com bons pensamentos e com bons sentimentos. Abra seu coração para sentir respeito e amor por você e pelas outras pessoas. Seja amável e atencioso para com os outros. Seja útil e atento às necessidades deles.

É difícil experimentar gratidão com a mente negativa e a maneira mais simples e efetiva para purificar a mente é o canto do Nome de Deus. Através dos cantos devocionais ao Senhor e o canto de mantras, limpamos a mente e coração de tristezas e mágoas.

O canto de mantras e de louvor ao Senhor é uma prática espiritual poderosa que purifica os problemas e extrai a melhor energia deles.

Negatividades e problemas são apenas energia condensada. E, através do canto limpamos a sujeira que se acumulou nessa energia condensada.

Quando se sentir com dúvidas, raiva, medo, experimente cantar mantras ou cantos devocionais. Em vez dessas limitações, permita que o canto remova antigas negatividades. É um processo surpreendente. Perceba como vai se sentindo leve e calmo. Assim, a gratidão vai surgir esponteamente. Você vai se sentir mais feliz e cheio de entusiasmo e força para superar os obstáculos.

Diariamente desenvolva o hábito de agradecer. .Lembre-se da ajuda das pessoas. Lembre-se da bondade em sua vida. Lembre-se da fonte divina de onde recebe tudo.

Namaste! Deus em mim agradece e saúda Deus em você! Fique em paz!