Tonificar o corpo: pilates ou musculação?

Da Redação

Uma das dúvidas frequentes de quem busca um exercício para tonificar o corpo é sobre as diferenças entre a prática de pilates e musculação.

Continua após publicidade

"Os dois tipos de exercícios são excelentes para trabalhar a musculatura do corpo, mas a abordagem e a proposta de cada um deles é muito diferente", explica o educador físico Douglas Paiva.

Ao escolher entre uma modalidade de exercícios ou outra, é preciso levar em consideração o seu estilo de vida e os seus objetivos. "No pilates, você usa principalmente o seu próprio peso corporal para fazer os exercícios e desenvolver os músculos, a resistência e a flexibilidade", comenta.

Pilates pode prevenir lesões e trabalhar melhor a mente.

Treinos com pesos podem trazer inúmeros benefícios como alinhamento da coluna, prevenção de dores musculares e atrofia. Exercícios de musculação também são indicados para retardar o envelhecimento dos músculos e auxiliar no emagrecimento, já que a prática melhora o funcionamento do metabolismo.

Continua após publicidade

Assim como a musculação, o pilates também desenvolve a musculatura, aumenta a força do tronco e alinha a coluna. Mas trabalha outros aspectos importantes para o desenvolvimento corporal, como a respiração, a flexibilidade e a concentração.

Pilates X musculação

Pilates

Continua após publicidade

– Indicado para desenvolver a flexibilidade e a concentração;
– Exercício de baixo impacto, o que previne lesões;
– No pilates, você usa principalmente o seu próprio peso corporal para fazer os exercícios.

Musculação

– Indicado para retardar o envelhecimento dos músculos;
– Exercício de maior impacto, mais chances de lesão;
– Utilizam-se pesos para realizar os movimentos;

"O pilates ainda tem a vantagem de ser um exercício de baixo impacto, o que previne lesões e até serve, em alguns casos, como forma de tratamento fisioterapêutico", completa Paiva.

Além disso, muitos praticam musculação com o objetivo de fazer com que os músculos cresçam e se desenvolvam, no entanto, se interrompida, não é incomum que a firmeza deles se perca.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um educador físico e não se caracteriza como sendo um atendimento.