Operação fiscaliza uso de álcool por menores de idade em Juiz de Fora

Da Redação

Na sexta-feira, 26 de janeiro, uma operação conjunta na zona sul da cidade, para coibir o uso de bebidas alcoólicas por menores de idade, reuniu a Guarda Municipal, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e a Prefeitura. Ações como essa são realizadas periodicamente.

Continua após publicidade

Na ação, um homem foi flagrado oferecendo bebida alcoólica para um menor e foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil.

Qualquer tipo de “visão positiva” do álcool transmitida ao jovem por um adulto, é extremamente negativa, como explica mais abaixo, uma das maiores autoridades em Psiquiatria do País, especializada na área de dependência química, o médico Danilo Baltieri.

Para o psiquiatra, o início e a manutenção do consumo de bebida alcoólica por adolescentes é uma questão complexa, pois esse consumo depende de vários fatores que atuam em conjunto. Por exemplo, predisposição genética, aliada às mudanças cerebrais nessa fase da vida e visão positiva do consumo de bebidas por pares e familiares são ingredientes amplamente insalubres na determinação do uso de álcool.

Segundo ele, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode induzir quadros de ansiedade e de depressão que, por sua vez, favorecem ainda mais o consumo de álcool. Veja as sugestões de Danilo para se prevenir o consumo de álcool pelos jovens.  

Continua após publicidade

Intervenções para prevenir o consumo de álcool em adolescentes:

a) Ambientais

– Aumentar a taxação sobre a venda de bebidas alcoólicas;
– Leis mais eficazes para impedir venda e consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade;
– Leis eficazes para impedir comportamentos associados ao consumo de bebidas, tolerância zero ao consumo de bebidas nessa faixa etária;
– Programas para coibir disponibilidade comercial e social de bebidas alcoólicas para jovens são recomendadas por fortes instituições de saúde, tais como o National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism, Institute of Medicine, National Research Council (NRC), dentre vários outros inclusive nacionais.

Continua após publicidade

b) Individuais

– Programas de orientação e prevenção em escolas e ambientes de trabalho, tanto para jovens, adultos, pais; orientação de pais sobre o padrão de consumo de bebidas; esforços comunitários no sentido de orientação, prevenção e educação. Participação de grupos religiosos nessa empreitada tem sido bastante importante.