Autocontemplação: 15 dicas para praticá-la

Por Emilce Shrividya Starling

No texto anterior (veja aqui), falei sobre o medo de se autoconhecer e de como o ego traiçoeiro pode nos enganar. Agora vem a sua complementação com as questões abaixo:       

Continua após publicidade

1ª) Estou vivenciando os ensinamentos nos quais acredito?

2ª) Eu pratico o que aconselho e falo aos outros?

3ª) Estou falando com doçura, gentileza? Ou falo com aspereza e braveza?

4ª) Meu tom de voz logo fica mais alto quando sou contrariado ou criticado? Ou já tenho mais controle sobre minhas emoções e ego?

Continua após publicidade

5ª) Estou transmitindo a experiência de minhas práticas espirituais como meditação e orações através de minhas palavras e ações?

6ª) Estou fazendo algum serviço voluntário ou de filantropia com boa vontade?

7ª) Gosto de ouvir as pessoas com atenção ou logo as interrompo querendo impor meu ponto de vista?

Continua após publicidade

8ª) Aceito criticas e reflito se são verdadeiras? Ou logo me zango, fico raivoso, mesmo achando que a pessoa possa estar certa?

9ª) Aceito pontos de vista diferentes dos meus ou acho que estou sempre certo?

10ª) Tenho tolerância e respeito com as outras religiões ou brigo e ofendo em Nome de Deus?

11ª) Eu me sinto superior aos outros em algum sentido? Sou arrogante e orgulhoso? Ou procuro valorizar e descobrir qualidades nas outras pessoas?

12ª) Estou sempre ansioso, tenso, preocupado com que os outros pensam de mim? Ou me sinto autoconfiante e autêntico?

13ª) Gosto da minha própria companhia e valorizo minhas qualidades e habilidades? Ou me diminuo e me culpo?

14ª) Sou meu próprio e verdadeiro amigo? Ou tenho raiva de mim mesmo?

15ª) Guardo ressentimentos e raiva? Fico remoendo o que me magoou, pensando e repensando? Ou logo afasto esses pensamentos e sentimentos negativos e me liberto da raiva?

É importante você seguir a prática de formular essas perguntas a si mesmo, com sinceridade, sem medo de se autoconhecer. Somente se autoconhecendo poderemos vencer o ego negativo.

As pessoas sofrem por falta de autoestima, sentimentos de não merecimento, falta de autoconfiança. As imagens negativas sobre si próprias são tão fortes que elas alimentam seus sentimentos de inferioridade, e assim se privam da capacidade de serem mais amorosas, calmas e felizes. Não têm a capacidade de experimentar o próprio amor que dão aos outros.

O ego tem a grande capacidade de se infiltrar em nossos pensamentos e sentimentos. Os trajes do ego são sutis e invisíveis. O ego é traiçoeiro e nos engana.

Você não os detecta facilmente. Perceba os disfarces do ego escondidos em você. Ele não aparece no seu radar interior. Você pensa que conhece os truques do ego, mas é enganado por ele a todo instante por seus disfarces ocultos como intolerância, nervosismo, ansiedade, medo, baixa autoestima, mágoas, raiva, ressentimentos, vaidade, orgulho e muitas outras emoções negativas.

Para ser um veículo para o amor é necessário a purificação interior do ego. Isso requer esforço pessoal, sincero e determinado. Dê a si próprio algum espaço em seu dia para estar consigo, para se interiorizar e relaxar.

Aprenda a ter conexão com o seu próprio Ser interior através da meditação, do canto dos mantras, dos cantos de Louvor a Deus, das orações devocionais. "Na oração, você dirige-se a Deus. Na intuição e no silencio, Deus dirige-se a você".

Entregue-se para encontrar esse espaço de alegria e paz dentro de você. Observe diariamente sua mente, seu ego e seu estado interior. Limpe o espelho do seu coração, livrando-se de suas emoções negativas.

Desenvolva bondade, tolerância, afetividade, ternura e gentileza.

Faça uma pausa antes de falar algo. Faça uma pausa antes de fazer algo. Quando começar a conseguir isso, estará vencendo o ego e conquistando autodomínio.

Você ficará encantado como vai viver mais leve, contente, pois encontrará seu próprio tesouro interior, que é seu verdadeiro Ser interior, Deus em você, fonte de todas as virtudes e Luz.

Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz!