Saia do automático

Por Thaís Petroff  

Quantas e quantas vezes nós temos comportamentos que justificamos com reações a algo. Dizemos a nós mesmos ou aos outros que fizemos isso, porque alguém fez aquilo, que respondemos “x” porque alguém nos disse “y” e daí por diante.

Continua após publicidade

Com essa lógica nos tornamos meros fantoches sendo guiados pelos outros, em vez de nós mesmos assumirmos as rédeas da situação.

Quantas vezes você não pensou em algo que fez e depois se arrependeu? Quantas vezes você até pensou, mas se permitiu agir da mesma maneira, mesmo sabendo que esse comportamento não te faria bem, no presente ou no futuro?

Quando estamos tomados por alguma emoção, é muito comum nos deixarmos ser guiados por ela, mesmo que o resultado de nossa ação não seja produtivo para nós ou até possa nos trazer ou manter o sofrimento. É o caso de quando nos ofendemos com algo que outra pessoa fez, mas em vez de prontamente dizer isso para a pessoa, ficamos remoendo por horas e horas nos convencendo do quanto estamos certos e a pessoa errada, não deixando de sofrer com isso. Você já fez isso alguma vez?

A pergunta que te faço é: você já parou para refletir realmente por que mantém alguns comportamentos que não te trazem ganhos? Ou pelo menos te trazem poucos ganhos em troca de muito mais sofrimento.

Continua após publicidade

Posso te dizer que muitas vezes é por hábito. Você está tão acostumado(a) a agir da mesma maneira e sentir as mesmas coisas que repete o mesmo caminho, mesmo que esse te traga incômodos.

Não, não é fácil mudar. Nos confrontamos com o desconhecido e tendemos a querer voltar ou ficar na zona de conforto – mesmo que de confortável ela não tenha nada.

Algo que pode auxiliar nesse processo, é tornar mais conscientes as situações quando elas acontecem. Se conscientizar mais de si mesmo(a). De seus pensamentos e sentimentos/emoções no momento. Se lembrar de outras situações em que tenha agido da mesma maneira e, diante desse momento, se perguntar o que ganhou com isso, quanto tempo ficou remoendo a situação ou sofrendo com ela antes de resolver, como foi o desfecho da situação etc. Essas reflexões aumentam sua autoconsciência, e aumentando sua autoconsciência, você aumenta seu autocontrole.

Continua após publicidade

Lembre-se, o que realmente vale mais para você: ser feliz ou estar certo(a)?