Dançar durante a gravidez pode? Traz benefícios?

Da Redação

Ivete Sangalo fez um show na maternidade antes de dar à luz, um verdadeiro Carnaval um pouco antes das gêmeas Helena e Marina nascerem. O vídeo teve grande repercussão pelo ânimo e o barrigão da cantora.

Continua após publicidade

Em todo o período de gravidez, Ivete não parou em nenhum minuto, cumpriu com a agenda de shows, fez videoclipe do hit do carnaval. Mas, será que existe algum benefício em dançar na gravidez? E pouco antes de dar à luz? O obstetra e ginecologista Dr. Élvio Floresti Junior comenta sobre essas dúvidas.

A dança é um método benéfico à saúde, claro que quando a mulher está gestante deve ter o acompanhamento médico e ter o pré-natal em dia. Porém, as maiores benfeitorias que a dança pode fazer ao corpo da mulher, primeiro vem da alegria que os movimentos com ritmo trazem ao ser humano, além de ser um aliado para a liberação da endorfina que traz a sensação de bem-estar e prazer fazendo com que a mulher se adeque com mais facilidade as mudanças no corpo e organismo.

Um fator que sempre mexe com a mulher é o ganho de peso durante os 9 meses e com a dança, os quilos a mais podem ser melhor administrados. O exercício também ajuda na oxigenação do bebê e na circulação sanguínea de ambos.

E um dos principais benefícios é a preparação na hora de dar à luz, pois a dança se torna uma forma de aliviar a dor e a ansiedade durante o trabalho de parto, ajudando na dilatação e no encaixe do bebê no momento de vir ao mundo.

Continua após publicidade

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico ginecologista e obstetra e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Fonte: Élvio Floresti Junior é ginecologista e obstetra formado pela Escola Paulista de Medicina. Possui título de especialista em ginecologia e obstetrícia pela Febrasgo – Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia.