Psiquiatria: 10 mitos e verdades

Por Joel Rennó Jr.

Em psiquiatria, há muito preconceito e ideias erradas a respeito de diversos aspectos, geralmente fundamentados puramente em desinformação ou ignorância no sentido literal da palavra.

Continua após publicidade

Como nossa missão médica, além de tratar, é informar, elaboramos esse guia prático sobre mitos e verdades da psiquiatria.

Assim, quem está em tratamento tem mais forças de prosseguir e, quem tem dúvidas, adquire confiança para dar o primeiro passo.

10 mitos e verdades da psiquiatria

1º) Transtorno mental é sinônimo de loucura

Continua após publicidade

MITO: transtorno mental, apesar do nome ser carregado de sentido pejorativo para muitos, significa apenas que a pessoa tem uma doença psiquiátrica. Não quer dizer loucura, fraqueza pessoal.

É uma doença geralmente crônica como diabetes, hipertensão etc. É preciso tratar para que os sintomas sejam controlados e, assim, a pessoa possa levar uma vida normal.

2º) Ter um transtorno mental é sinal de fraqueza

Continua após publicidade

Ir ao psiquiatra não é sinal de loucura nem de fraqueza.

MITO: ter um transtorno mental não é fraqueza ou falta de caráter, mas, pode ser uma soma de fatores como predisposição genética, alterações clínicas e ambientais, eventos estressores atuais ou prévios e alterações químicas cerebrais.

3º) Pessoas com Transtorno Bipolar não conseguem ter uma vida normal

MITO: há tratamentos – que envolvem medicação, acompanhamento psiquiátrico e psicoterápico – que permitem que a pessoa leve a vida normalmente, desde que siga as orientações adequadamente.

4º) Depressão é genética

Mais ou menos: depressão, como outros transtornos mentais, possui um componente genético.

É comprovado que parentes de primeiro grau de indivíduos com transtorno depressivo apresentam duas a três vezes mais chances de terem um quadro depressivo do que a população geral.

Mas outros fatores contribuem para o desenvolvimento ou não da depressão como eventos da primeira infância, estrutura familiar, doenças clínicas, personalidade e presença de estressores ambientais.

5º) Depressão e Ansiedade podem impedir uma pessoa de trabalhar

VERDADE: qualquer transtorno que interfere no humor, cognição e comportamento, como os quadros depressivos, ou distímicos (mau humor crônico) e quadros ansiosos, podem alterar o desempenho no trabalho.

Esses pacientes podem apresentar dificuldade de concentração e raciocínio, incapacidade total ou parcial.

A Depressão já é a segunda causa mais comum de invalidez em todo o mundo, ficando atrás apenas das dores nas costas.

Ir ao psiquiatra não é sinônimo de estar louco!

6º) Se preciso ir a um psiquiatra, é porque meu caso deve ser muito grave

MITO: A psiquiatria serve para diagnosticar e tratar casos de sofrimento emocional intenso, alterações comportamentais – às vezes muito sutis – que prejudicam a vida social, profissional, sentimental e familiar de qualquer pessoa.

O caso não precisa ser grave para se procurar um psiquiatra – aliás, deve-se buscar ajuda profissional justamente para o quadro não se agravar.

7º) Depressão e tristeza são a mesma coisa

MITO: Tristeza é um sentimento que todos nós sentimos em situações difíceis como a perda de alguém querido.

O transtorno depressivo é uma síndrome, um conjunto de sintomas que, além do sentimento de tristeza, engloba:

– humor deprimido;
– sintomas cognitivos (alterações de memória e concentração);
– alterações de funções vitais como sono e apetite;
– diminuição da capacidade de sentir prazer e da motivação para se envolver em diversas atividades e pode, em alguns casos, levar o indivíduo a apresentar pensamentos relacionados à própria morte.

Tais sintomas devem estar presentes por pelo menos duas semanas.

É preciso entender como funciona a saúde mental, sem julgar.

8º) Abusar de álcool e drogas pode causar transtornos mentais

VERDADE: álcool e drogas possuem substâncias que alteram o funcionamento do sistema nervoso central. Dependendo da quantidade, frequência e da genética da pessoa, esse consumo pode se tornar crônico e desencadear a dependência química e até transtornos como depressão, bipolar de humor, esquizofrenia.
E o inverso também é verdadeiro: pessoas com depressão e outros transtornos mentais são mais vulneráveis ao abuso de álcool e outras drogas. Cuidado com drogas e álcool.

9º) Medicamentos psiquiátricos viciam

MITO: os remédios de tarja preta, como são conhecidos, precisam de um acompanhamento quanto ao seu uso. Atualmente, existem medicamentos eficientes, como antidepressivos e estabilizadores de humor, que não viciam e não deixam a pessoa “dopada”, conferindo maior qualidade de vida ao paciente.

Os produtos mais recentes causam poucos efeitos colaterais e podem ser ministrados em doses mínimas, a depender da condição da pessoa, obviamente.

10º) Mau humor e ansiedade podem ser sintomas de transtornos mentais

VERDADE: os transtornos mentais são síndromes, ou seja, um conjunto de vários sintomas.

Assim, não basta uma pessoa apresentar momentos de ansiedade, irritação e mau humor para ser diagnosticada com um transtorno mental.

Os episódios devem ser frequentes e de certa intensidade, e apenas o psiquiatra é gabaritado para avaliar cada situação.

Fonte: www.psiquiatriadamulher.com.br