Você sabe despertar o desejo no seu par?

Por Sandra Vasques  

Você sabe quando seu par está com vontade de transar?

Continua após publicidade

Você sabe mostrar para o seu par quando você está com vontade de transar?

Por mais que você responda “sim” para essas perguntas, é bom repensar e conferir se acertou e a comunicação está fluindo bem.

As pessoas aprendem de maneiras diferentes a expressar o interesse sexual. Além disso, podem ir mudando com o passar do tempo. E, frequentemente, os casais não conversam a respeito, nem se dão conta dessas diferenças e novidades. Muitos acham que isso deve ser óbvio, natural, simples… Mas não é! Daí, alguns problemas podem acontecer: falha na captação da mensagem, frustração e conflitos.

Além disso, para alguns nem sempre é fácil demonstrar o interesse sexual, por inibição, timidez, medo do julgamento do par. E infelizmente, ainda hoje, isso é mais verdade para as mulheres. Poder começar uma conversa a respeito pode proporcionar mais intimidade, desinibição e prazer para o casal.

Continua após publicidade

Algumas perguntas simples, feitas e respondidas pelos dois, podem ajudar:

– Quando você tem vontade de transar, o que você faz para que eu perceba?

– Eu percebo que quando você está com vontade de transar você se comporta assim… – (conta como). Está certo?

Continua após publicidade

– Quando eu estou com vontade de transar eu procuro agir assim…- (conta como faz). Você percebe a minha mensagem?

E a conversa pode ir além. Porque, se é mais comum que as mulheres tenham dificuldade em comunicar seu desejo, para os homens tende a ser mais difícil acertar na forma de expressá-lo. Para eles ainda existe o peso de serem considerados os maiores responsáveis por tomar a iniciativa e de saber tudo sobre sexo. Mas, na realidade não é bem assim. Eles também têm muitas dúvidas e procuram fazer o melhor com as informações que conseguiram ao longo da vida. Mas, nem sempre conseguem!  Assim, para mudar essa realidade, é preciso entender que interessa para os dois contar sobre suas preferências e buscar juntos informações que possam tornar a transa mais gostosa desde o início.

Desencontro entre o casal: exemplo muito comum  

Segue um exemplo muito comum de desencontro e que mostra a importância de uma boa  conversa.  Uma reclamação frequente de mulheres é que querem receber carinho, mas o homem só o faz quando quer sexo; isso as deixa chateadas e elas acabam por evitá-los. O homem então reclama que a mulher não dá carinho e não quer transar com a frequência que eles gostariam… Um círculo de frustrações que pode ser rompido se os dois se conhecerem melhor e um der mais importância para as expectativas do outro. Carinho e atenção diários, que expressam outras mensagens como proteção, acolhimento e ternura, demonstram o amor e o interesse desconectados da transa. Isso aproxima, dá segurança e então facilita para que o sexo aconteça. Carinho só na hora que quer sexo não vai dar o resultado esperado. Amor precisa ser expresso em atos para ser compreendido. Não adianta ficar só na intenção e nas palavras. Assim, se para o seu par querer transar é importante sentir que existe amor, o que você pode fazer a respeito? Como você pode fazer diferente hoje?

Mas esse foi um exemplo. A seguir, vão mais algumas sugestões de perguntas que podem facilitar a comunicação sobre o que desperta o desejo sexual.

– O que mais te agrada no meu jeito de demonstrar que estou com tesão?

– Há algo que eu faço que você não gosta?

– Você tem outras sugestões de jeitos para eu demonstrar o meu interesse em transar com você?

Nessa conversa, só não vale ficar chateado ou chateada por alguma crítica ou sugestão de seu par. Isso só vai atrapalhar a comunicação. Vamos lembrar, que como eu já disse, ninguém nasceu sabendo tudo sobre sexo, e por outro lado, não é fácil conversar a respeito. Nenhum dos dois é obrigado aceitar todas as sugestões. Mas pequenos e estratégicos ajustes podem ser bem-vindos. Então, vamos valorizar a coragem daquele que se dispôs a falar e a iniciativa daquele que se dispôs a ouvir e mudar. Assim é bem provável que o casal consiga dar sinais mais claros e estimulantes sobre o desejo que tem um pelo outro e poderão ter mais momentos de sexo gostoso juntos.