Por que se tornar um voluntário

Da Redação

O voluntariado é uma prática que tem crescido no Brasil, e com trabalho duro, realizou transformações positivas na vida de muitas pessoas e para a sociedade como um todo.

Continua após publicidade

O espirito voluntário é entendido como interesse e ação para melhorar a sociedade em que você vive, doando seu tempo (sem remuneração) em atividades de causas importantes para você, seu próximo e sua comunidade.

Dados da ONU informam que aproximadamente 16 bilhões de pessoas praticam o voluntariado no mundo.

No Brasil há inúmeras ações voluntárias fazendo a diferença na vida de milhões de pessoas. Institutos e ONGs trabalham incansavelmente para melhorar as condições de vida dos brasileiros. Atuam em várias frentes e já conseguiram transformações estruturais.

Normalmente os voluntários escolhem “causas” para dedicar seu tempo em prol dos objetivos daquela determinada causa. As causas humanistas sensibilizam maior número de voluntários. São aquelas que prestam socorro em situações de emergência causada por tragédias, sejam elas de que natureza ambiental ou social.

Continua após publicidade

Existem também causas que atuam de forma preventiva, como por exemplo, educação ambiental, inclusão social, formação profissional, entre outros.  É muito comum mutirões para limpar praias e rios, plantar árvores, regularizar documentos de populações de baixa renda, cuidar da saúde de idosos e crianças etc.

A cultura do voluntariado nasce da consciência individual e familiar perante situações difíceis pelas quais passam pessoas ou grupos de pessoas, à sua volta.  

Todos podem ser voluntários, basta querer e olhar à sua volta. Certamente você encontrará uma ação na qual poderá dedicar seu tempo para a construção de um futuro melhor, para você e para o outro.

Continua após publicidade

Seja um voluntário em Juiz de Fora

As instituições que precisam de trabalho voluntário para manter as atividades, e as pessoas que querem ajudar, mas não sabem como, agora têm novo canal para facilitar o acesso. O projeto “Bem Comum”, da Secretaria de Comunicação Social (SCS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).

A campanha, lançada no final do ano passado, consiste em série mensal de anúncios destes serviços, com objetivo de estimular o ato de amor ao próximo e facilitar o caminho do cidadão interessado em ajudar e a instituição que precisa de colaboração.

As entidades que necessitam de assistência e estão interessadas em participar da campanha podem encaminhar as vagas disponíveis para o e-mail bemcomum@pjf.mg.gov.br, com o perfil do voluntário que procuram e dados para cadastro. As vagas serão divulgadas no perfil oficial do “Bem Comum” no Facebook https://www.facebook.com/BemComumJF .

Fonte: Marilena Lavorato: publicitária (PUCC) com especialização em Marketing (ESPM), Negócios (FGV/SP), Sociologia e Política (EPGSP/SP), Gestão Ambiental (IETEC), e Gestão Empresarial Estratégica (USP). Organizadora do Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro.