Por que argila funciona e faz bem à pele?

por Sonia Corazza

A argila é um ingrediente que vira e mexe volta à moda. Entra ano, sai ano, as páginas de revistas femininas falam dos tratamentos estéticos com argila, mas ninguém explica como e porque funciona, então vamos lá…

Continua após publicidade

A argila é um ingrediente de origem mineral, coletada diretamente do solo. É composta de elementos minerais como feldspato, derivados de alumínio, como os silicatos, e hidróxidos coloidais.

A qualidade depende muita da região de obtenção da argila, eu gosto muito de trabalhar com a argila da Amazônia, devido à quantidade de fitoativos presentes na composição, deixa o material extremante rico e com propriedades fantásticas.

Além disso a argila contém ferro, alumínio, boro, potássio, cálcio e enxofre, que são catalisadores de reações fundamentais para a pele.

Você pode ter argila mais branquinha, quando a região é rica em carbonatos de cálcio e magnésio, ou mais esverdeada, se há a presença de óxido de cromo, ou ainda mais rosada se houver a presença de óxidos de ferro, e assim por diante.

Continua após publicidade

Cosmética: máscara de argila

A argila é bacana para tratar a pele oleosa, para remover impurezas graxas da pele ou do cabelo, além de ter efeito secativo e adstringente. Para preparar uma máscara caseira, escolha uma argila de grau medicinal, misture com água mineral, até formar uma pasta grossa e aplique no rosto. Deixe agir de 20 a 30 minutos e enxágue bem com água fria.

A argila verde é ideal para a pele do corpo, também ajuda na purificação da epiderme e na remoção do excesso de impurezas, gordura e células mortas. Para preparar a máscara caseira, faça da mesma maneira, mas desta vez misture com chá de camomila, até formar uma pasta grossa e aplique nas pernas, abdômen e braços. Deixe agir de 20 a 30 minutos e enxágue bem com água fria.

Continua após publicidade