Da vaidade, à paixão, ao zelo pelo outro; entenda esse caminho

Por Flávio Gikovate  

Nas relações amorosas por afinidade existem as trocas sentimentais propriamente ditas.

Continua após publicidade

Porém, seria ingênuo supor que os ingredientes da vaidade não estejam presentes. E estão também de modo muito intenso e concentrado. Isso já ocorre no início do relacionamento, na fase da paixão.

O que acontece é que, apesar da importância da vaidade e da admiração recíproca se basear em propriedades que cada um valoriza no outro, de gostar de aparecer ao lado outro etc; existe também a efetiva ternura, o encaixe da subjetividade, “o reencontro da metade perdida” com o nascimento.

Os que têm a felicidade de encontrar seu par e a coragem de levar adiante esse encontro, experimentam desenvolvimentos pessoais que vão muito além das graticações exibicionistas da vaidade.

Todo tipo de relacionamrmto afetivo tende a ser exigente. E isso tanto em decorrência dos aspectos ligados ao instinto do amor, como daqueles derivados da vaidade que se acopla também a este fenômeno da nossa subjetividade. As exigências derivadas da composição do elo amoroso propriamente dito determinam, segundo eu acredito, a necessidade de zelo pelo outro e pela parceria.

Continua após publicidade