15 lições de vida pelo olhar visionário de Stephen Hawking

Da Redação  

1 – "O maior inimigo do conhecimento não é a ignorância, é a ilusão do conhecimento."

Continua após publicidade

2 – "Vivo com a perspectiva de uma morte precoce há 49 anos. Não tenho medo de morrer, mas também não tenho pressa." (entrevista ao jornal britânico 'The Guardian', maio de 2011)

3 – “O meu conselho para outras pessoas com deficiência seria, concentre-se em coisas que sua deficiência não o impede de fazer bem e não se arrependa das coisas com as quais interfere. Não seja desabilitado em espírito e fisicamente.” – [The New York Times, 2011]

4 – "Olhe para as estrelas e não para os seus pés." (ao completar 70 anos)

5  – "Estamos em risco de nos destruir por conta de nossa cobiça e estupidez. Não podemos permanecer olhando para dentro de nós em um planeta pequeno e crescentemente poluído e superpovoado."

Continua após publicidade

6 – "Se os extraterrestres nos visitarem algum dia, acredito que o resultado será parecido a quando Cristóvão Colombo desembarcou na América, um resultado nada positivo para os nativos." (no documentário 'Into the Universe', do The Discovery Channel, 2010)

7 –  "Meu objetivo é simples: É um entendimento completo do universo, por que ele é como ele é e por que ele existe afinal."

8 – "Acredito que o desenvolvimento pleno da inteligência artificial poderia significar o fim da raça humana." (entrevista à BBC, 2014)

Continua após publicidade

9 – "Percebi que mesmo as pessoas que afirmam que tudo é determinado de antemão e que não podemos fazer nada para mudar, mesmo essas pessoas olham para os lados antes de atravessar a rua." (de 'Buracos Negros, Universos Bebês e Outros Ensaios', 1994)

10 – "A vida seria trágica se ela não fosse engraçada."

11 – "A vítima deveria ter o direito de terminar sua vida, se quiser. Mas acho que seria um grande erro. Mesmo que a vida possa parecer ruim, sempre há algo que você pode fazer e ter sucesso. Enquanto há vida, há esperança. " (falando sobre a eutanásia)

12-  "Pessoas que se vangloriam de seu QI são perdedoras." (entrevista ao 'The New York Times', dezembro de 2004)

13  -"Somos apenas uma estirpe avançada de macacos em um planeta menor de uma estrela muito comum. Mas podemos entender o universo. Isto nos torna muito especiais." (em entrevista à revista alemã 'Der Spiegel', 1988)

14 – "Eu não o compararia com o sexo, mas ele dura mais." (em 2011, falando sobre o momento em que ocorre uma descoberta científica)

15 – "Minhas esperanças foram reduzidas a zero quando tinha 21 anos. Tudo o que aconteceu desde então é apenas um bônus", disse ele ao New York Times em 2004, referindo-se à sua doença.

Perfil: Stephen Hawking: a mente capaz de abarcar todo o universo – clique aqui