Como é o seu livro mágico?

Por Dulce Magalhães

Que a vida é um presente todo mundo sabe, ou pelo menos já ouviu dizer.

Continua após publicidade

Contudo, perceber este presente no dia a dia é a tarefa do despertar. Cada dia que se abre à nossa frente é uma oportunidade de infinitas realizações, podemos transformar quem somos, condicionar nosso corpo, treinar nossa mente, abrir nosso coração, empreender novas aventuras, corajosamente avançar na direção do desconhecido e experimentar o diferente.

Cada dia é uma página de um livro mágico, um livro recheado de histórias que a cada instante escolhemos contar. Nossa história, nosso livro especial. Nessas páginas de encantamentos podemos estabelecer cenários onde vamos habitar, escolher viver num mundo bom, pleno, próspero, rodeados por uma família amorosa e por amigos leais e companheiros, trabalhar no que gostamos e onde podemos empregar nossos talentos e sermos reconhecidos e valorizados por isso. Em nosso livro mágico podemos tudo.

O espantoso é perceber que algumas pessoas ao abrirem a página do dia, por inconsciência, ignorância ou medo, escolhem um mundo difícil, relações conflituosas, problemas e confusões das mais diversas ordens. E acham que a responsabilidade é do outro, sem se dar conta que o livro encantado da vida está sendo escrito por nossas escolhas. Como é o seu livro? Tem encadernação luxuosa, com título em dourado, alto relevo, textura de couro, iluminuras ilustrando os contos de cada dia, letra caprichada, páginas em papel nobre ou é um caderno mal cuidado, escrito de forma desleixada, com partes manchadas e letra ininteligível?

E que história você está escrevendo? É instigante, interessante, cheia de aventuras, novos lugares, pessoas diferentes, aprendizagens e emoções ou é uma história rotineira, maçante, meio aborrecida e repetitiva? A vida é nosso livro mágico e como se apresenta e a história que conta é nossa escolha. Este é um bom momento para cuidar desse conto e fazer o livro mágico se revelar… Para isso precisamos reler as páginas dos nossos sonhos, retomar as histórias de nossa infância e algumas vezes reescrevê-las à luz da maturidade e experiência de vida, reinterpretar alguns contos de dias nebulosos e cheios de tormenta, recuperar o encanto dos dias ensolarados e de alma leve.

Continua após publicidade

E, mais especialmente que tudo, definir que rumo queremos dar à nossa história, como será escrita e que venturosas possibilidades vamos relatar. Não se trata do que fazemos, mas da forma como vemos o que fazemos, nem se trata de com quem estamos, mas nossa aceitação e amorosa inclusão do outro do jeito que ele é e não da forma rígida que gostaríamos que fosse. Tudo pode ser contado de outra maneira, porque também são muitas as maneiras de viver a vida, contudo quem define a qualidade, o valor, a profundidade e o interesse da história é aquele que a escreve.

Você recebeu um livro mágico onde vai escrever todos os dias as mil e uma aventuras da existência. Que sua história seja repleta de inspiração e maravilhamento, um best-seller do bem viver que deriva do bem conviver. Carpe Diem! Aproveite o dia e faça a felicidade brotar no canteiro das horas.