Não tem jeito! Tratar de celulite dá trabalho e é para a vida inteira

por Sonia Corazza

A maior parte das mulheres cuja faixa etária já ultrapassou os deliciosos anos da infância têm realmente algo em comum: celulite. Cruel, não? Mas verdadeiro!

Continua após publicidade

Esta alteração do tecido cutâneo acontece na parte mais profunda da pele, onde estão localizadas as células de gordura e também nas camadas intermediárias da pele. A celulite compromete a eliminação de toxinas e a microcirculação sanguínea.

É um problema típico feminino, pois está associada à presença do hormônio estrógeno.

Nos graus iniciais, quando a celulite só é visível ao pressionar a pele, cremes cosméticos aliados à atividade fisica e alimentação correta são suficientes.

A puberdade e a gestação são duas épocas onde a celulite se agrava, pois há intensa alteração hormonal.

Continua após publicidade

O que agrava a celulite?

A celulite se apresenta em diferentes tipos e graus de evolução, sendo mais comum nas regiões que mais definem o contorno do corpo da mulher, como coxas, quadris, nádegas, parte superior interna dos joelhos. A localização é influenciada pelos hormônios femininos que determinam onde as células de gordura e os líquidos irão se acumular. Alguns fatores agravantes, como alimentação inadequada, vida sedentária, tabagismo e uso de anticoncepcionais funcionam como verdadeiras alavancas para piorar o quadro.

Como combater a celulite? Cosmético funciona?

Continua após publicidade

É claro que é fundamental adotar hábitos de vida sempre equilibrados, com alimentação rica em fibras vegetais, fazer 6 refeições diárias, ingerir aproximadamente dois litros de água por dia, também ajuda na eliminação das toxinas. Isso tudo a gente sabe bem, mas será que os produtos cosméticos podem mesmo ajudar?

Sem dúvida uma fórmula cosmética que contemple ingredientes ativos que melhorem a drenagem das toxinas e na ativação da lipólise, vai melhorar o quadro da celulite.

– Iontoforese: É a aplicação de uma corrente galvânica sobre a pele acometida em associação com produtos farmacológicos lipolíticos. A criação do campo magnético facilita a passagem do produto até camadas mais profundas.

Ultrassom: O efeito térmico e de dilatação dos vasos, também favorecendo a penetração de substâncias pela pele.

Termoterapia: O emprego de calor ou frio gera vasodilatação. Sua eficácia é questionada, pois a vasodilatação pode agravar o quadro.

Pressoterapia: É coadjuvante no tratamento, favorece o retorno venoso e linfático.

Drenagem linfática manual: É a técnica de massagem com pressões suaves e rítmicas que estimulam o fluxo da linfa, reduzindo o edema.

Eletrolipoforese: É a aplicação de vários pares de agulhas finas e longas conectadas a gerador de baixa freqüência, criando campo magnético que favoreceria a drenagem circulatória, trocas metabólicas e lipólise.

Celulites – A partir do momento que acontece o comprometimento venoso, com o rompimento de vasinhos na pele, é importante procurar uma esteticista e um dermatologista para se orientar sobre a melhor indicação terapêutica. Esses tratamentos citados acima custam entre 500 e 2000 reais por pacote de 10 aplicacões.

Considerações finais

Para graus leves ou moderados da celulite, a melhora será alcançada com associação de métodos farmacológicos, físicos e alterações nos fatores agravantes. A prevenção é a melhor maneira de se evitá-la, através de hábitos saudáveis de vida que começam na infância e duram até a idade madura.