Cosméticos na gravidez: saiba o que usar e evitar

por Sonia Corazza

O melhor tripé para a saúde da gestante é formado por uma alimentação adequada, somada aos exercícios físicos pertinentes e uma rotina de cuidados de higiene e proteção específicos para a gestação.

Continua após publicidade

Para começar, qualquer produto cosmético indicado para gestantes deve apresentar uma formulação que contemple a segurança da futura mamãe. Assim eu indico produtos com pouca fragrância, sempre hipoalergênica, sem corantes, com ausência total de derivados petroquímicos, como óleo mineral, vaselina, isoparafinas e outros.

Cosméticos essenciais

Um bom produto para evitar as estrias não deve faltar. O ideal é optar por uma fórmula contendo óleos 100% vegetais, como semente de uva, amêndoas, oliva e germe de trigo, que são excelentes emolientes e vão colaborar para manter o manto hidrolipídico da pele intacto, além de manter a maciez natural. Porém, é fundamental avisar que nenhum produto do mundo pode assegurar total inexistência de estrias, já que essas estão relacionadas não somente a um aumento do volume corporal, mas também ao quadro de alteração hormonal.

Sabonetes líquidos e shampoos para o uso cotidiano devem ser suaves, de preferência formulados para o período da gestação.

Continua após publicidade

O protetor solar com alto FPS é de uso obrigatório, pois ajuda na prevenção do cloasma gravídico – mancha de pele no rosto típica na gravidez.

Não use de jeito nenhum!

Tintura permanente, alisantes e relaxantes capilares devem ser banidos da rotina cosmética da gestante, pois causam muita irritação neste período. Para colorir os cabelos o ideal são mesmo os tonalizadores com fitopigmentos naturais, que agem por deposição cumulativa, doando um brilho colorido ao fio de cabelo.

Continua após publicidade

Em relação aos cosméticos em geral, o uso é vetado em caso de alergia comprovada a algum dos ingredientes do produto. Mas falando de irritação, como a gestação é um período de transformações intensas, o ideal é que a mulher faça uma prova de toque, aplicando um pouco do produto na dobra interna do cotovelo, entre braço e antebraço, aguardando 24 horas para observar a presença de algum tipo de manifestação de desconforto. Aí a segurança estará comprovada

Antes, durante e depois

É preciso um cuidado constante com a pele da gestante, pois é uma questão de saúde, já que a pele é o maior órgão do nosso corpo e o primeiro responsável pela proteção dos órgãos internos. Uma boa alimentação, agregada de exercícios físicos rotineiros e cuidados cosméticos devem fazer parte da vida de qualquer pessoa, homens ou mulheres, a vida toda.

Durante a gravidez a mulher passa a se olhar mais como um ser da natureza, com uma missão maravilhosa, que é a perpetuação da espécie e isso dá uma conotação da importância do cuidado pessoal mais evidente. Acho excelente essa visão feminina!