Por que a lei do tabaco pegou e a da proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores não?

Da Redação  

O professor da Faculdade de Medicina da USP, mais conhecido como Dr. Bartô, explica por que a lei do uso de cigarro em ambiente fechado pegou e é cumprida, o mesmo não aconteceu com a lei a que proíbe a venda de bebidas alcoólicas para menores.

Continua após publicidade

De acordo com ele, houve vontade política de aplicar a lei sobre o tabaco. Todo mundo (89% da população) foi a favor, sociedade civil e órgãos do governo incluídos, o que não ocorreu com a da proibição da venda de álcool para menores. Hoje, qualquer jovem compra bebida em qualquer lugar do Brasil.

“Não há vontade política na prevenção de drogas lícitas, e prevenir as drogas lícitas é prevenir as drogas ilícitas”, afirma João Paulo Lotufo, o Dr. Bartô. “Hoje, você não discute a questão do álcool em nenhuma rádio que não seja estatal, que não seja livre, porque a massa de propaganda da rádio é da bebida alcoólica, é da cerveja.”

Porém, o médico faz a sua parte no trabalho de prevenção do consumo do álcool e do tabaco entre jovens e adolescentes, na forma de um caderno de propostas de aula para professores do ensino fundamental. Esse caderno está disponível no site www.drbarto.com.br.

 

Continua após publicidade