Mulheres independentes intimidam os homens?

Por Eduardo Yabusaki

Há homens que têm manifestado insegurança e até mesmo medo em se aproximar de certas mulheres ou de estabelecer um relacionamento mais compromissado.

Continua após publicidade

Observamos que tais homens têm vivido um grau de competitividade na esfera profissional, bem como, no mundo da paquera, conquista e relacionamento amoroso. Isso tem feito com que os interesses se distanciem tornando mais difícil ou ameaçadora as inter-relações, dificultando a aproximação ou o approach para uma paquera.

A realidade das mulheres cada vez mais poderosas e independentes têm de alguma forma criado um perfil hostil no imaginário de uma parcela dos homens que historicamente se acostumou com pensamentos e ideologias machistas, em que a mulher tinha que ser cortejada e conquistada. O inverso era impensável até mesmo para as mulheres.

Hoje, frente a essa cultura social do empoderamento feminino, passamos para uma realidade mais igualitária, sem tantas distinções como antigamente. Desta feita, criou-se uma forma de se relacionar afetivamente, emocionalmente e sexualmente, sem que ninguém se sobreponha, em relação ao outro, mas que ambos possam viver intensamente o que desejarem.

O que pode então estar assustando tanto os homens nessa nova mulher?

Continua após publicidade

Homens inseguros e mulheres independentes: dicas para uma boa convivência

1. Mulheres independentes e homens preconceituosos: essa convivência tende a gerar conflitos. Exemplo disso: homens que tendem a ser duros ou segregacionistas com quem toma posições diferentes. Não suportar quem torce para outro time ou arquirrival. Esse tipo de homem precisa se despir de qualquer tipo de preconceito arraigado por um ranço machista.  

2. Quando a mulher conquista uma posição profissional de destaque, pode gerar sentimentos de ‘menos valia’ ao homem inseguro que se aproxima ou tem uma condição menos privilegiada, profissionalmente ou economicamente. Isso gera incômodo e distanciamento.

Continua após publicidade

3. Personalidade de destaque e autenticidade nas opiniões podem ser impactantes ao tipo de homem (machista!) que espera uma mulher "dócil, afetuosa ou meiga.

4. Cada vez mais as mulheres têm ‘partido para cima’ na arte da paquera e conquista; e isso tem assustado parte dos homens que sempre esteve acostumada como sendo esse um papel mais masculino (ideologia machista). E essa parcela não tem sabido como se comportar ou reagir a tais iniciativas das mulheres.

5. Por fim, a comunicação entre homens e mulheres precisa se estabelecer em condições de igualdade, troca, parceria e crescimento, e não de imposição, convencimento ou submissão. Nesse nível de entendimento, tanto os homens quanto as mulheres precisam caminhar na direção da construção de uma vida em comum, parceria e felicidade. Falar é sempre o caminho para o entendimento e a troca.

Embora hoje a mulher já tenha uma realidade mais próxima de uma condição igualitária, ainda são necessários ajustes para que essa interação evolua e a relação se torne cada vez mais positiva para ambos.

Vida a dois: acredite sempre. Ame, construa e extravase eternamente. Viva e seja feliz!