Escolha o demaquilante ideal para seu tipo de pele

por Sonia Corazza

Tantos produtos diferentes no mercado que chegam a nos enlouquecer. Como fazer a escolha certa? Vamos lá… Sob o ponto de vista da formulação, existem dois tipos de produtos:

Continua após publicidade

1º) Os que fazem espuma e contêm tensoativos, agem quebrando a tensão superficial da impureza. Serve para remover make-up comum.

2º) Os lipofílicos, ou oleosos, que atuam arrastando as partículas que têm afinidade pela gordura. Serve para remover make-up a prova dágua.

O demaquilante bifásico contém uma fase aquosa, que tem afinidade pela sujeira solúvel em água, como os pigmentos, e outra fase oleosa, que atrai a parte de ceras, óleos e gorduras da fórmula. Quando você agita as duas fases, acaba formando um composto que consegue carregar tanto a sujeira hidrofílica (que tem afinidade pela água), quanto a lipofílica (que tem afinidade pela parte oleosa). Este é um tipo de produto que limpa todas as fórmulas de make up tanto as normais, quanto as resistentes à água.

O demaquilante cremoso só atrai a sujeira que tem afinidade por água, então é o ideal para pele mais sensível e seca, ou ressecada e para maquiagem normal, não resistente à água.

Continua após publicidade

O demaquilante em gel também só atrai a sujeira que tem afinidade por água, e como é na forma de gel, livre de qualquer óleo, é o ideal para pele mais oleosa, e para maquiagem normal, não resistente à água.

Os lenços demaquilantes são tecidos embebidos em fórmulas demaquilantes como as acima mencionadas. Sua grande vantagem é a praticidade de uso. Para saber qual o tipo de uso, basta verificar se foram formulados para maquiagem normal ou a prova d' água, pois dependendo do produto com o qual foram embebidos, terão funções distintas.

Como usar?

Continua após publicidade

Se você quer limpar a pele do rosto de uma maquiagem normal, não resistente à água, e tem pele oleosa, opte por um demaquilante em gel. Se tem a pele seca ou sensível, escolha a fórmula cremosa.

Se deseja limpar a área dos olhos, verifique se o produto foi oftalmologicamente testado e se é indicado para a área dos olhos. Se a maquiagem é resistente à água, opte por uma fórmula bifpásica ou oleosa, se for maquiagem normal, pode limpar com uma fórmula cremosa ou lenço umedecido normal.

E depois?

De maneira geral os demaquilantes cremosos já agem como tônico e resgatam as condições de acidez da pele. Mas os bifásicos ou oleosos deixam um sensorial desagradável em peles mistas ou oleosas e necessitam complementação de limpeza com uma loção tônica.

Tudo certo? Então nada de ir prá cama de cara suja…