Alimentação é o melhor cosmético para o brilho da pele

por Sonia Corazza

Inimigos de longa data: cansaço e boa aparência, uma luta na qual quem perde é sempre você.

Continua após publicidade

Quando chega a sexta-feira final da tarde é que a pele revela o andamento da semana. Pele sem viço, cabelos sem vida, olheiras e falta de tônus são cada vez mais comuns para quem vive um vida agitada. Ao invés de falar dos conhecidos efeitos do estresse, quero dar algumas dicas úteis e de efeito quase imediato para recuperar sua saúde e boa apresentação.

É tudo questão de bioquímica.

Parece brincadeira, mas a alimentação é hoje considerada o cosmético mais efetivo para garantir a boa qualidade e luminosidade da pele. Isso porque a qualidade do sangue, que é o maior nutriente do nosso organismo, está diretamente ligada à alimentação. É ele que irriga a pele, derme e epiderme, tornando-a equilibrada, hidratada, bem nutrida, flexivel e, em conseqüência, bonita.

Para combater a fadiga, a depressão, o mau humor e a falta de energia, os micronutrientes são fantásticos e devem estar presentes na dieta diária, veja só:

Continua após publicidade

Para aumentar sua energia, adote o zinco

Em *estudos recentes os pesquisadores constataram que um grupo de voluntários submetido a uma baixa dieta de zinco estafaram-se mais facilmente enquanto se exercitavam, além de ficar com a taxa sanguínea enzimática protetora contra a fadiga muscular 10% mais baixa que o normal.

As boas fontes de zinco são a farinha e o germe de trigo, os cereais integrais, peixes, ostras, mariscos, crustáceos, aves e carne. Fácil não?

Continua após publicidade

Se você adota a suplementação nutricional, limite o consumo destes alimentos à 25 mg/dia, pois a recomendação diária para esta forma suplementar é de 15 mg/dia.

Fadiga e água

Sente-se cansado e apático? Falta de água e sono podem ser os culpados. Você sabia que a fadiga é um sinal de leve desidratação? Para uma boa hidratação corporal é necessário tomar os clássicos pelo menos 8 copos de água/dia, mas tudo depende do clima, do seu estilo de vida e se você pratica exercícios freqüentemente precisa aumentar a dose. Existem pessoas que necessitam de até 3 litros de água por dia para manter o equilíbrio funcional do corpo. Além de saúde a pele e o cabelo também ganham em sedosidade, maciez e elasticidade.

Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima

Mas acabar com a falta de vitalidade da pele também exige movimento. *Pesquisas mostraram que exercícios aeróbicos, como correr e pedalar, aliviam os sintomas da depressão. Mesmo os exercícios moderados e os não-aeróbicos, como a musculação também podem estimular o bom humor. Persistência é essencial para obter sucesso, malhar só de vez em quando de nada resolve. Escolha seu movimento, adote um estilo mais "sacudido" de viver. Lembre-se que como máquinas humanas mudamos pouco de corpo nos últimos milhares de anos, mas nos tornamos sedentários demais nos últimos 100 anos e isso tem acarretado doença e morte precoce. Então se quer ganhar boa aparência e beleza, levanta, sacode a poeira e dê uma boas voltas!

*Estudos e pesquisas

Nutritional Strategies for Treating Chronic fadigue Syndrome

Melvyn R. Werbach, M.D.

Odeh M. The role of zinc in acquired immunodeficiency syndrome. J Intern Med 1992;231:463-469.

Krotkiewski M, Gudmundsson M, Backstrom P, Mandroukas K. zinc and muscle strength and endurance. Acta Physiol Scand 1982;116:309-311.

Cordova A, Alvarez-Mon M. Behaviour of zinc in physical exercise: a special reference to immunity and fatigue. Neurosci Biobehav Rev 1995;19:439-445.

Rogers SA, et al. zinc deficiency as a model for developing chemical sensitivity. Int Clin Nutr Rev 1990;10:253-258.