Como proteger sua pele do envelhecimento

por Sonia Corazza

O envelhecimento e a manutenção do equilíbrio celular são fenômenos altamente complexos, envolvendo diversos componentes alimentares e ambientais como: exposição à radiação UV e à poluição – e ligados à constituição do organismo humano onde envolvem: alterações hormonais, sistemas neurológico e imunológico, ação dos radicais livres…

Continua após publicidade

Na pele

De acordo com o nosso ritmo de envelhecimento, ocorre uma diminuição progressiva das funções orgânicas. Na pele, o envelhecimento altera sua estrutura e causa perda de maciez, de firmeza e de elasticidade, forma rugas e manchas.

Embora não seja possível bloquear a ação do tempo, a cosmetologia pode tratar a pele para minimizar os danos causados pelo envelhecimento orgânico e genético, aumentando a longevidade das células e mantendo o equilíbrio do tecido cutâneo.

Longevidade e células-tronco

Continua após publicidade

A longevidade está relacionada com células chamadas células-tronco, que podem fazer cópias idênticas delas próprias, assim como também podem se diferenciar para se tornarem células especializadas, ou seja, células que irão exercer funções específicas de acordo com o tecido que passarão a integrar.

As células-tronco adultas são responsáveis por manter a regeneração celular constante, isto é, a capacidade de autorreparo para tecidos e órgãos, impedindo lesões e mantendo-os em perfeito estado de conservação. É exatamente isso que queremos!

Pesquisa e aplicações

Continua após publicidade

Os estudos científicos atuais já nos permitem afirmar que extratos de células-tronco vegetais são capazes de influenciar positivamente a resistência contra o envelhecimento, promovendo a manutenção das células-tronco da pele, protegendo-as contra o estresse da radiação solar UV e retardando o aparecimento de sinais de envelhecimento cutâneo.

Achou interessante? Então procure na bula do seu creme anti-idade este ingrediente: "Malus Domestica Fruit Cell Culture Extract "

Estas substâncias retiradas da maçã atuam na preservação de células-tronco, protegendo-as contra a oxidação, para preservar a sua capacidade proliferativa e sintetizadora de proteínas, carboidratos, lipídios e substâncias reparadoras. Além disso, contribuem para aumentar a sustentação da derme, estimulando a síntese de colágeno, elastina, reticulina e glicosaminoglicanos, atenuando o envelhecimento cutâneo de forma intrínseca (de dentro para fora) para resultados eficazes.