Prós e contras: peeling, preenchimento cutâneo e toxina botulínica

por Sonia Corazza

Algumas mulheres lá fora não têm uma beleza plastificada e artificial. Essas mulheres praticam a beleza inteligente. Respeitam seus limites, exploram suas potencialidades e o resultado final é harmônico.

Continua após publicidade

E por que será que a brasileira está ficando cada vez mais sem identidade? Por que tanta descaracterização de seus traços em processos cirúrgicos e estéticos, muitas vezes danosos à saúde, ou realizados por profissionais não habilitados?

Acredito que seja desinformação. Pensando nisso, quero fazer uma lista rápida dos aspectos positivos e negativos de cada um dos três tratamentos faciais mais solicitados a dermatologistas e em clínicas médicas.

O lado positivo e negativo em busca da beleza

1º) Peeling

Continua após publicidade

O peeling ácido é um procedimento que sempre deve ser conduzido por médicos especializados. Destina-se a pele com alteração de relevo cutâneo, como cicatrizes, linhas e rugas.

Lado positivo

Os peelings superficiais melhoram a textura da pele, clareiam manchas e atenuam rugas finas, além de estimular a renovação do colágeno que dá melhor firmeza. Os peelings médios renovam a camada superficial da pele, clareando manchas e alterações de superfície da pele, como rugas e algumas cicatrizes de acne. Já o peeling profundo é bem mais agressivo e exige o uso de curativos, sendo que a recuperação pode durar até um mês.

Continua após publicidade

No entanto os resultados são muito bons, com renovação importante da pele e diminuição até mesmo de rugas profundas como as rugas ao redor da boca e dos olhos. O lado positivo para todos é o aspecto mais refinado e homogêneo da pele.

Lado negativo

Jamais deve haver exposição solar depois de se submeter a um tratamento desses.

2º) Preenchimento cutâneo

No preenchimento cutâneo é feita a injeção de substâncias em sulcos, rugas e cicatrizes para diminuir sua extensão e profundidade. O ácido hialurônico, (nome comercial: Restylane, Perlane, Juvederm) é a substãncia mais usada para esta técnica.

Lado positivo e negativo

O lado positivo de seu uso é que se trata de um componente natural da derme e o lado negativo é a absorção rápida do ingrediente pelo organismo. Em menos de 10 meses o efeito de preenchimento é totalmente perdido.Já no caso de preenchimento definitivo usa-se metacrilato como ingrediente ativo. Não é absorvido pela pele e pode preencher rugas profundas, porém o aspecto negativo refere-se ao alto grau dificuldade em doar um aspecto natural a aparência.

Para melhorar a aparência das rugas dinâmicas, ou rugas de expressão, aquelas provocadas pela contração muscular ao longo do tempo, é usada a toxina botulínica, produzida pela bactéria Clostridium botulinum, mais conhecida pelos seus nomes comerciais: Botox, Dysport e Prosigne.

Toxina botulínica

Lado positivo

A toxina botulínica é injetada em pontos específicos dos músculos responsáveis pela mímica facial e atua impedindo a contração dos músculos faciais. Com a interrupção da contração, ocorre o relaxamento muscular e as rugas se atenuam.

Lado negativo

É o aspecto artificial que um rosto sem expressão apresenta, além, é claro, das reações irritativas pertinentes.

Se você pretende se submeter a algum desses cuidados médicos, fale com seu dermatologista ou cirurgião plástico e faça a escolha com assertividade.